Tipo: Nome: Curso:
Professor DANIELLE CIRENO FERNANDES
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164275 PMG 34096309
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
DANIELLE CIRENO FERNANDES Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164275 daniellecf@gmail.com 34096309
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ERNESTO FRIEDRICH DE LIMA AMARAL Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JERONIMO OLIVEIRA MUNIZ Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor SEM BOLSA
Bruno Henrique Soares Gazzinelli Cruz mmm Externo SEM BOLSA
FILIPE CAPORALI DE ANDRADE CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PMG
FILIPE TADEU DE SALLES GESTAO PUBLICA/NOTURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-068 Monitoria do Depto de Sociologia e Antropologia - Atividades do Laboratório de  Metodologia  em Ciências Sociais (LMCS)
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Metodologia quantitativa e qualitativa; Processamento de dados; Laboratório; Computadores.

O Laboratório de Metodologia em Ciências Sociais (LMCS) proporciona uma rede de computadores principalmente a alunos do Departamento de Sociologia e Antropologia (SOA) e do Departamento de Ciência Política (DCP). Há a prestação de serviços de manutenção de programas e da rede de computadores, além da solução de problemas comuns decorrentes do uso do equipamento. Os monitores têm como função prestar atendimento aos usuários, sanar dúvidas quanto aos recursos computacionais disponíveis, buscar financiamento para melhoria da infra-estrutura do laboratório, atualizar o site do LMCS e desenvolver sistemas para acesso remoto aos computadores. A infra-estrutura do LMCS compreende uma rede de 35 computadores para usuários, equipados com sistema operacional Windows, programas para análises de dados qualitativos e quantitativos, tais como STATA, SPSS e ArcGIS. Os monitores ainda dispõem de três computadores de apoio, um servidor com sistema operacional Linux e um gerenciador de licenças. No laboratório são ministradas aulas regulares de disciplinas dos cursos de graduação de Ciências Sociais e Gestão Publica e de pós-graduação de Sociologia e Ciência Política. Além disso, são ministrados cursos intensivos de metodologia quantitativa, visando o treinamento e aperfeiçoamento de uso de programas estatísticos e de processamentos de dados. Esses são os casos do Curso Intensivo de Metodologia Quantitativa, ofertado anualmente pelo SOA e DCP, além de cursos ofertados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais.
Palavras-Chave:
Instituições: