Tipo: Nome: Curso:
Professor ROSILENE SIRAY BICALHO Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
098779 PMG rbicalho@ufmg.br 3134094962
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ROSILENE SIRAY BICALHO Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
098779 rbicalho@ufmg.br 3134094962
Co-Autores
LEA DUTRA COSTA Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
AIRTON CARRIAO MACHADO Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
JUSSARA MACHADO JARDIM Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
MARIA APARECIDA DE SOUZA GERKEN Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
ELIENE LOPES FARIA Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
ROGATA SOARES DEL GAUDIO Centro Pedagógico - Coltec Professor PMG
FABIOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Pedagógico - Coltec Funcionário PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-107 O Programa de Monitora de Educação Básica profissional no Colégio Técnico da UFMG
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O Colégio Técnico da UFMG conta atualmente com doze bolsas do Programa de Monitoria de Graduação da UFMG, distribuídas nas seguintes áreas do conhecimento: 4 na Matemática, 3 na Educação Física, 01 na Língua Portuguesa, 01 na Sociologia, 01 na Física, 01 na Geografia e 01 na  Psicologia.  Todos os graduandos atuam efetivamente em sala de aula, orientando os estudantes  e auxiliando o docente na preparação de aulas e avaliações. Na área de Matemática, os bolsistas atuam na disciplina Matemática Elementar, que tem como objetivo auxiliar os estudantes da 1ª série na compreensão de conteúdos não assimilados no ensino fundamental. Na disciplina de Educação Física, os graduandos participam do Projeto de Esportes, Danças e Lutas, no qual os alunos em atividades extra escolares buscam um aprimoramento técnico e tático, além de terem acesso aos conhecimentos específicos de cada modalidade. Em Língua Portuguesa, o bolsista auxilia o docente na correção de textos dissertativos produzidos  pelos alunos e na interpretação de textos literários. Na disciplina de Sociologia, o graduando auxilia o docente na preparação das aulas, em debates em sala, avaliações e correções. Na disciplina de Física, o monitor auxilia o professor na preparação e acompanhamento de atividades práticas.  Na disciplina de Geografia, o graduando atua na preparação e debates de temas relacionados à Geopolítica. Na área de Psicologia, o bolsista  acompanha o Projeto Lógica Formal (PROLOF) na sua estruturação e execução, destinado a grupo de estudantes que necessitam desenvolver a Lógica Cognitiva Formal e auxilia no levantamento do perfil sócio econômico dos estudantes do COLTEC.  Em todas as áreas da monitoria de graduação do COLTEC, os graduandos vêm atuando efetivamente junto aos docentes e estudantes de nível médio. Esse Programa vem contribuindo para a formação de professores, possibilitando a socialização dos conhecimentos através de participação em eventos cientificos e publicação da experiência.
Palavras-Chave:
Educação Básica è Profissionalizante,  monitorias