Tipo: Nome: Curso:
Professor AUGUSTIN MAURICE MARIE G DE TUGNY Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
212946 PEG (31)25313398
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
AUGUSTIN MAURICE MARIE G DE TUGNY Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
212946 TUGNY@UAI.COM.BR (31)25313398
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MAIRA PEREIRA GOUVEIA COELHO DESIGN DE MODA/NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-11 Panorama do Vestuário ? material didático para uma abordagem transversal.
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Objetivos: Determinar a natureza do material didático adequado para uma abordagem transversal duma História do Vestuário segundo diversos eixos.
Coletar e selecionar esse material visual e textual.
Configurar esse material em relação às metodologias de ensino baseadas em aulas expositivas e seminários.
Metodologia: O projeto se estende em três eixos principais, que são a coleta do material didático, a seleção e a síntese desse material segundo os diversos eixos transversais da abordagem de um panorama do vestuário e num terceiro momento a formatação do material selecionado para uso em sala de aula e como prolongamento e apoio das atividades didáticas.
A pesquisa de coleta será feita em biblioteca na ampla bibliografia da história da arte, do vestuário, dos costumes e também na internet. A cada eixo transversal a coleta será a mais ampla possível a fim de determinar quais materiais, especificamente visuais se adequam melhor à apresentação do tema.
A seleção e a síntese serão feitas de acordo com as orientações que o professor quer dar a abordagem de cada tema, mas as outras possibilidades de abordagem serão conservadas de maneira a possibilitar discussões sobre os eixos.
A formatação do material será feita de acordo com suas possibilidades de exposição em sala de aula e de exploração pelos estudantes em seus trabalhos pessoais.
Resultados obtidos: Elaboração da metodologia de trabalho e da pesquisa bibliográfica. Redação de várias notas de esclarecimento e extensão dos assuntos abordados. Estabelecimento de um capítulo piloto.
Palavras-Chave:
Panorama do Vestuário