Tipo: Nome: Curso:
Professor JOAO GABRIEL MARQUES FONSECA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
059242 PEG 3132216772
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOAO GABRIEL MARQUES FONSECA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
059242 joaogabriel@medicina.ufmg.br 3132216772
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNA CALADO PENA MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEANDRO SALDANHA NUNES MEDICINA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-45 Programa especial de graduação (PEG) no Internato de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Programa Especial de Graduação (PEG) foi implantado nas disciplinas obrigatórias do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG em abril de 2011 com o objetivo de aprimorar a interface moodle, que permite a comunicação e a troca de conhecimentos de forma interativa entre alunos e professores.
O ambiente virtual do moodle, embora tenha sido implantado algum tempo antes do surgimento do PEG, vem sendo subutilizado pela comunidade acadêmica da UFMG. Nesse contexto, o Departamento de Clínica Médica se propôs a padronizar as páginas das disciplinas obrigatórias para facilitar o uso do ambiente virtual pelos professores e alunos. Além disso, selecionou dois monitores por disciplina para colaborarem com os professores na criação das páginas. Essa iniciativa representa a primeira experiência de monitoria na disciplina Internato de Clínica Médica.
Para orientar a construção do uma ferramenta virtual mais atrativa para os alunos, tornando o moodle um ambiente de aprimoramento da formação médica, foi elaborado um projeto de ação que inclui o levantamento dos diagnósticos mais frequentes nos pacientes internados sob responsabilidades dos internos e a aplicação de um questionário que mostre a atual relação dos internos com a disciplina, estruturado com sete questões que investigam as expectativas dos alunos em relação ao internato, se a disciplina atende a essas expectativas, se os alunos utilizam o moodle e como eles vêem a proposta de melhoria da qualidade dessa ferramenta virtual, incluindo a inclusão de textos, links e referências bibliográficas em geral.
Os resultados esperados do PEG são bastante relevantes e embora, certamente, demandem algum tempo para atingir o nível esperado, já devem ser sentidos no mês seguinte à sua implantação, colaborando de modo significativo com a aprendizagem dos alunos.
Palavras-Chave:
PEG, educação médica, moodle