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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JOAO GABRIEL MARQUES FONSECA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
059242 |
PEG |
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3132216772 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JOAO GABRIEL MARQUES FONSECA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
059242 |
joaogabriel@medicina.ufmg.br |
3132216772 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA CALADO PENA |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEANDRO SALDANHA NUNES |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-45 Programa especial de graduação (PEG) no Internato de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O Programa Especial de Graduação (PEG) foi implantado nas disciplinas obrigatórias do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG em abril de 2011 com o objetivo de aprimorar a interface moodle, que permite a comunicação e a troca de conhecimentos de forma interativa entre alunos e professores. O ambiente virtual do moodle, embora tenha sido implantado algum tempo antes do surgimento do PEG, vem sendo subutilizado pela comunidade acadêmica da UFMG. Nesse contexto, o Departamento de Clínica Médica se propôs a padronizar as páginas das disciplinas obrigatórias para facilitar o uso do ambiente virtual pelos professores e alunos. Além disso, selecionou dois monitores por disciplina para colaborarem com os professores na criação das páginas. Essa iniciativa representa a primeira experiência de monitoria na disciplina Internato de Clínica Médica. Para orientar a construção do uma ferramenta virtual mais atrativa para os alunos, tornando o moodle um ambiente de aprimoramento da formação médica, foi elaborado um projeto de ação que inclui o levantamento dos diagnósticos mais frequentes nos pacientes internados sob responsabilidades dos internos e a aplicação de um questionário que mostre a atual relação dos internos com a disciplina, estruturado com sete questões que investigam as expectativas dos alunos em relação ao internato, se a disciplina atende a essas expectativas, se os alunos utilizam o moodle e como eles vêem a proposta de melhoria da qualidade dessa ferramenta virtual, incluindo a inclusão de textos, links e referências bibliográficas em geral. Os resultados esperados do PEG são bastante relevantes e embora, certamente, demandem algum tempo para atingir o nível esperado, já devem ser sentidos no mês seguinte à sua implantação, colaborando de modo significativo com a aprendizagem dos alunos.
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Palavras-Chave: |
PEG, educação médica, moodle |
Instituições: |
Prograd |
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