Tipo: Nome: Curso:
Professor AURELIANO ANGEL BRESSAN Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
16528X PMG 34097242
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
AURELIANO ANGEL BRESSAN Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
16528X aureliano@ufmg.br 34097242
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAULO HENRIQUE MAGALHAES OLIVEIRA CONTROLADORIA E FINANCAS Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-046 Programa de Monitoria de Graduação ? Disciplina ?Investimento e Cálculo Financeiro?
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
A disciplina ?Investimento e Cálculo Financeiro? é lecionada no primeiro semestre de cada ano letivo para os cursos de graduação em Controladoria e Finanças e Administração e proporciona aos alunos conhecimentos básicos sobre matemática financeira e investimentos.
O ?Programa de Monitoria de Graduação? na disciplina foi implantado pela primeira vez em 2011 com o objetivo de apoiar 4 turmas, envolvendo cerca de 240 estudantes no processo de aprendizagem, com vistas a buscar a redução do elevado índice de reprovação que chegou a alcançar, em 2010, 45% dos alunos.
As atividades de monitoria foram desenvolvidas com o intuito de aproximar os estudantes das atividades extraclasse desenvolvidas pelo monitor, as quais envolvem não só o esclarecimento de dúvidas e a resolução de exercícios, mas também com a discussão das dificuldades encontradas, com orientações sobre a sistemática de estudos que deve ser seguida para um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. Desta forma, semanalmente, dúvidas conceituais foram sanadas, exercícios resolvidos e pontos relevantes da disciplina foram explorados durante as monitorias.
Buscando o aprimoramento das técnicas de ensino-aprendizagem foi aplicado para os freqüentadores da última monitoria um questionário de avaliação no qual os 7 alunos que responderam puderam aplicar notas de 0 a 5. Constaram os itens: atendimento das expectativas, didática do monitor, domínio do monitor sobre o conteúdo estudado, relacionamento do monitor com os alunos e a forma que foi ofertada se foi adequada. Os resultados registraram notas médias superiores ou iguais a 4,5, levando a concluir que foi uma decisão correta a implantação do programa e as práticas de ensino adotadas atenderam aos objetivos inicialmente estabelecidos.
Palavras-Chave:
Programa de Monitoria. Investimento e Cálculo Financeiro.
Instituições:
Prograd-PMG