|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
AURELIANO ANGEL BRESSAN |
Faculdade de Ciências Econômicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
16528X |
PMG |
|
34097242 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
AURELIANO ANGEL BRESSAN |
Faculdade de Ciências Econômicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
16528X |
aureliano@ufmg.br |
34097242 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAULO HENRIQUE MAGALHAES OLIVEIRA |
CONTROLADORIA E FINANCAS |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-046 Programa de Monitoria de Graduação ? Disciplina ?Investimento e Cálculo Financeiro? |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
A disciplina ?Investimento e Cálculo Financeiro? é lecionada no primeiro semestre de cada ano letivo para os cursos de graduação em Controladoria e Finanças e Administração e proporciona aos alunos conhecimentos básicos sobre matemática financeira e investimentos. O ?Programa de Monitoria de Graduação? na disciplina foi implantado pela primeira vez em 2011 com o objetivo de apoiar 4 turmas, envolvendo cerca de 240 estudantes no processo de aprendizagem, com vistas a buscar a redução do elevado índice de reprovação que chegou a alcançar, em 2010, 45% dos alunos. As atividades de monitoria foram desenvolvidas com o intuito de aproximar os estudantes das atividades extraclasse desenvolvidas pelo monitor, as quais envolvem não só o esclarecimento de dúvidas e a resolução de exercícios, mas também com a discussão das dificuldades encontradas, com orientações sobre a sistemática de estudos que deve ser seguida para um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. Desta forma, semanalmente, dúvidas conceituais foram sanadas, exercícios resolvidos e pontos relevantes da disciplina foram explorados durante as monitorias. Buscando o aprimoramento das técnicas de ensino-aprendizagem foi aplicado para os freqüentadores da última monitoria um questionário de avaliação no qual os 7 alunos que responderam puderam aplicar notas de 0 a 5. Constaram os itens: atendimento das expectativas, didática do monitor, domínio do monitor sobre o conteúdo estudado, relacionamento do monitor com os alunos e a forma que foi ofertada se foi adequada. Os resultados registraram notas médias superiores ou iguais a 4,5, levando a concluir que foi uma decisão correta a implantação do programa e as práticas de ensino adotadas atenderam aos objetivos inicialmente estabelecidos.
|
Palavras-Chave: |
Programa de Monitoria. Investimento e Cálculo Financeiro. |
Instituições: |
Prograd-PMG |
|
|