Extensão nas Licenciaturas foi tema de Seminário

Mesa de abertura – Foto: Carol Carvalho

Nos dias 9 e 10 de setembro, foi realizado o V Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG. O evento, que teve cerca de 1000 inscritos e foi organizado pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) e pela Diretoria Universidade e Educação Básica (Dueb), aconteceu no Auditório Nobre do CAD1 e contou com mesas redondas, palestras e oficinas (em diferentes unidades da UFMG) que focaram na importância da extensão para a formação docente.

Na abertura do evento, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, lembrou que a “Universidade tem que estar junto com a população e as Licenciaturas da UFMG têm esse compromisso”. Também reforçou a importância da integração entre as pró-reitorias e que a realização do Seminário “acontece no bojo das comemorações do aniversário da UFMG”.

A primeira edição do Seminário foi realizada durante a pandemia em 2020, a partir de uma reflexão da Comissão de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) , comissão criada no ano anterior para propor políticas para a formação inicial e continuada de professores da educação básica.

“Em sua quinta edição, percebemos como as políticas propostas pela Comfic se desdobraram em uma série de ações institucionais, dos quais destaco a inclusão de um capítulo específico no PDI 2024-2029 sobre a articulação entre universidade e a educação básica, a primeira cátedra de longa duração do IEAT intitulada Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, a Rede Mineira de Formação de Professores articulando as 19 instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, a criação da Diretoria Universidade e Educação Básica (Dueb) da Prograd como órgão executivo para dar suporte às propostas da Comfic, e a criação de dois novos cursos de Licenciatura no campus Montes Claros. Essas ações demonstram o compromisso da UFMG com as escolas de educação básica e a compreensão de que tal articulação precisa ser fortalecida  numa perspectiva dialógica”, contou o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Em sua apresentação, no segundo dia do evento, o Prof. Glaucinei Rodrigues Corrêa, pró-reitor de Extensão, mostrou que a extensão, assim como o ensino e a pesquisa, é fundamental para a formação dos estudantes, envolve a participação discente e protagonismo estudantil, assim como possibilita o diálogo, a produção de ciência e geração de conhecimento junto da sociedade. Ele também mostrou uma pesquisa com os bolsistas de extensão, que procurou identificar  as principais contribuições da participação em ações de extensão para formação. A possibilidade de realizar uma reflexão sobre a formação acadêmica e as questões sociais e trocas de experiências e saberes com as pessoas e comunidades, foram apontadas como contribuições pelos bolsistas. Glaucinei também apresentou os marcos legais e resoluções UFMG sobre a Formação em Extensão, o trabalho conjunto entre Prograd e Proex e os avanços e desafios da Formação em Extensão na UFMG. “Acrescento a importante contribuição dos palestrantes Nilma Lino e Helder Eterno para a extensão e para a UFMG, trazendo reflexões importantes para aprofundarmos sobre a importância da extensão universitária”, reforça.

A realização do V Seminário com a presença de estudantes de licenciatura, professores da educação básica, professores da UFMG envolvidos nos cursos de licenciatura e estudantes de pós-graduação promoveu novas reflexões sobre a formação de professores para a Educação Básica na universidade. “As discussões e reflexões que estamos buscando promover em nossos Seminários são ricas e diversas, especialmente porque partem da Educação Básica, como a fala do Diretor da Escola de Educação Infantil Helbert José de Souza, Saint Clair Marques. A articulação e integração com as redes, escolas e docentes de Educação Básica é essencial para a formação inicial de professores”, destacou a Profa. Roberta Corrêa, atualmente na direção da Dueb e na presidência da Comfic.

Mesas redondas 

As mesas redondas aconteceram na parte da manhã. No primeiro dia, foram apresentadas atividades de extensão que fazem articulação com a formação de professores (inicial e continuada e as comunidades escolares). Essa mesa teve como debatedores  Tânia Aretuza, do Centro Pedagógico, Ana Cristina Carvalho, da Escola de Belas Artes, Gerluza Aparecida e George Eduardo Gabriel, do Instituto de Ciências Biológicas, todos professores(as) da UFMG e Júlia da Mata Gonçalves, egressa do curso de Licenciatura em Matemática e discente do curso de especialização em Matemática do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas/UFMG. A mediação foi da Profa. Juliana Carvalho Tavares, do Instituto de Ciências Biológicas/UFMG e membro da Comfic.

Apresentação de projeto durante mesa redonda – Foto: Carol Carvalho

No dia 10, a mesa redonda discutiu as concepções sobre a extensão universitária, o potencial da formação em extensão para a formação nos cursos de Licenciatura e para as escolas de educação básica. Fizeram parte da mesa os professores Glaucinei Rodrigues Corrêa, pró-reitor de extensão da UFMG, que tratou da extensão na UFMG e as contribuições que ela traz para a formação dos estudantes, Helder Eterno, do Instituto de Química da UFU, que fez um panorama das Licenciaturas no Brasil, Saint Clair Marques, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helbert José de Souza, que trouxe a experiência da instituição na qual trabalha e lembrou que “tudo o que acontece na comunidade reflete na escola e que os estudantes devem estar preparados para isso”, Seme Gebara Neto, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, que apresentou o projeto Descobridores da Matemática, além da técnica em assuntos educacionais, Ilma Bicalho, da Diretoria Acadêmica da Prograd da UFMG, que destacou a formação em extensão nos cursos de Licenciatura da UFMG. A mesa foi mediada pela Profa. Vanessa Regina Eleutério, do Departamento de Métodos e Tècnicas de Ensino da faculdade de Educação da UFMG.

Palestras e oficinas

Palestra de Nilma Lino Gomes – Foto: Ana Clara Bohnenberger

O evento também contou com as palestras “Licenciatura e extensão universitária: interconexões, possibilidades e desafios”, ministrada pela Profa. Nilma Lino Gomes, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG e “A extensão como dimensão pedagógica na formação docente: desafios e possibilidades”, proferida pelo Prof. Helder Eterno da Silveira, do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, foram ministradas 12 oficinas com temáticas variadas, no turno da noite, em diferentes unidades da UFMG.

Helder Eterno: dimensão pedagógica da extensão – Foto: Ana Clara Bohnenberger

Mais informações podem ser obtidas no site do Seminário.