Acessibilidade e inclusão no magistério superior será tema do seminário Integração Docente

O evento, on-line, acontece no dia 4 de março

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoverá o evento “Acessibilidade e Inclusão de alunos com deficiências e neurodivergências na Educação Superior”. Será no dia 4 de março, de 14h às 16h, no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC/UFMG). Para ter direito ao certificado, os participantes deverão preencher formulário eletrônico, que terá o link disponibilizado durante a transmissão no YouTube. Não é necessária inscrição prévia.

O seminário contará com a presença da Professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e das representantes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI-UFMG): Regina Céli Fonseca Ribeiro e Priscila Alves de Vasconcelos. A programação foi pensada em resposta às demandas dos docentes da UFMG. O objetivo é possibilitar reflexões sobre os processos de acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiências e neurodivergências no Ensino Superior, dando ênfase nos aspectos didático-metodológicos da mediação pedagógica no contexto das salas de aula universitárias.

“Ao promover a acessibilidade e a inclusão, reafirmamos o compromisso da Universidade com o direito à educação e com a qualidade na formação acadêmica. Ao discutir práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, fortalecemos o trabalho docente e ampliamos as condições para que todos os estudantes possam desenvolver plenamente seu potencial na UFMG”, destaca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

O Integração Docente integra a agenda institucional como espaço permanente de fortalecimento e discussão das práticas de ensino, sendo realizado duas vezes ao ano, no início de cada período letivo.

Mais informações pelo e-mail:  giz@prograd.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-6451.