Na tarde da última sexta-feira (30/08), aconteceu na EEFFTO a Avaliação OSCE para estudantes do Curso de Fisioterapia da UFMG. OSCE é a sigla em inglês para Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico e, a avaliação é aplicada para alunas/os do curso de fisioterapia da UFMG desde 2017 e conta com a participação de estudantes da graduação em Teatro da UFMG. A ideia de organizar um OSCE na EEFFTO partiu das professoras Paula Arantes e Fabiane Ribeiro, inspiradas pelos bons resultados conseguidos pela avaliação no curso de medicina, e a aplicação da avaliação vem sendo realizada por elas, desde então.
O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um instrumento usado e reconhecido internacionalmente para avaliação de competências dos estudantes de cursos na área da saúde. Neste exame, as habilidades práticas são testadas em provas de simulação, utilizando a metodologia de aprendizagem em ambiente simulado. Esse exame tem também um importante papel formativo, uma vez que os estudantes recebem feedback imediato, favorecendo o processo de aprendizagem. O curso de Fisioterapia incorporou este exame dentre suas avaliações em 2017, quando começou a vigorar o novo Projeto Pedagógico do Curso, que trazia como um dos objetivos aprimorar a formação de habilidades práticas. Desde o primeiro exame OSCE, foi estabelecida uma parceria com o curso de Teatro da UFMG, fornecendo um cachê para os estudantes deste curso que atuassem no exame. É realizado um trabalho integrado e interdisciplinar entre os dois cursos, que inicia com o planejamento das estações de trabalho.
De acordo com a Professora Paula Arantes:
O OSCE consiste em um circuito de estações, planejadas cuidadosamente com situações-problema e com tarefas específicas em cada uma das situações. Um examinador fica presente em cada estação, e realiza a avaliação do estudante, seguindo checklist previamente definido. Atores e atrizes participam da simulação encenando as situações, representando os papeis dos pacientes ou de seus cuidadores/familiares. Trata-se de um método objetivo, padronizado e simulado, minimizando os riscos para o paciente e para o estudante avaliado. As situações podem envolver a avaliação e formação de competências clínicas, como comunicação e interação com paciente e familiares, entrevista – tomada da história clínica, exame físico geral e especial, raciocínio clínico e formulação de hipóteses, proposição e execução de ações e orientação e educação do paciente.
Ao final do exame, os estudantes do teatro são convidados a darem um feedback aos estudantes do curso de fisioterapia que fizeram o exame, relatando suas impressões durante a situação-problema. Com o início da pandemia em 2020, os exames OSCE foram interrompidos no curso de Fisioterapia e retomados neste ano de 2024.
Para a professora Paula Arantes, a realização do OSCE neste primeiro semestre foi o produto do trabalho integrado entre o Programa de Monitoria da Graduação (PMG-Fisioterapia), o Colegiado de Graduação e o NDE. Os exames foram realizados junto às disciplinas Atividade Prática Integradora III e V. A professora afirma que esta é uma iniciativa que irá contribuir para a formação das competências clínicas dos estudantes, preparando-os para o início dos estágios curriculares.
A professora Fabiane Ribeiro destacou que o Programa de Monitoria da Graduação (PMG)da Fisioterapia está incorporando essa atividade como uma forma de impulsionar a prática interdisciplinar, assim, a cada oferta de disciplinas, mais professoras/es do Departamento de Fisioterapia vêm se envolvendo com o OSCE
Os registros deste momento de formação essencial podem ser acessados nesse link.
(Site da EEFFTO)
Foto: Giulia Palma