Durante sua permanência na universidade, Viv Ellis vai se reunir com pesquisadores dos três círculos de pesquisa da cátedra e visitar o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG, e escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte.
Grande Conferência “The New Political Economy of Teacher Education: The Enterprise Narrative and the Shadow State”
Viv Ellis ministrará ainda, no dia 15 de abril, às 14h30, a Grande Conferência “The New Political Economy of Teacher Education: The Enterprise Narrative and the Shadow State”, no auditório da Reitoria. Serão emitidos certificados de participação mediante inscrição pela plataforma Even3.
A conferência explora reflexões do livro de mesmo título, escrito por Viv Ellis, em colaboração com Lauren Gatti, da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, e Warwick Mansell, jornalista e fundador da plataforma Education Uncovered. A obra foi publicada em 2024 pela Bristol University Press.
No livro, os autores argumentam que, após a crise global de 2008, emergiu uma nova lógica para a formação docente, baseada na ideia de que a melhoria da qualidade do ensino está diretamente associada ao desempenho econômico e à competitividade dos países. Segundo os autores, esse pressuposto impulsionou reformas que aproximam a educação de modelos de mercado, com maior presença de atores privados e mecanismos típicos do setor empresarial.
O estudo se apóia na comparação entre três contextos nacionais, a partir de reformas ocorridas nos Estados Unidos, Inglaterra e Noruega. A partir desses casos, o livro examina a crescente valorização de soluções empreendedoras e privadas para problemas educacionais, descrevendo a atuação de organizações não estatais que, embora financiadas com recursos públicos, passam a influenciar ou mesmo executar políticas de formação docente, alterando a governança tradicional da educação.
Segundo o coordenador da cátedra, professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG, Viv Ellis é um profundo conhecedor das políticas docentes ao redor do mundo. Ele participará por 10 meses da condução das pesquisas da cátedra. Sua atuação dará especial atenção aos círculos de pesquisa que investigam a formação docente, considerando os processos de construção do conhecimento, a formação de “espaços híbridos” e o papel da cultura digital e das tecnologias no trabalho docente.
Sobre o catedrático
Viv Ellis é professor honorário no Centro de Pesquisa sobre Professores e Ensino da University College London. De 2020 a 2025, foi decano da Faculdade de Educação da Universidade Monash, em Victoria, na Austrália. Viv Ellis é um especialista global em formação de professores, tendo trabalhado com agências governamentais e ONGs no Reino Unido, Oriente Médio, Ásia e Austrália. Atualmente, é assessor de departamentos governamentais europeus e consultor científico do Fórum de Formação de Professores do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia. É também membro do Conselho Consultivo Estratégico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Trabalhou com equipes interdisciplinares de pesquisadores nas áreas de artes, humanidades, ciências sociais e saúde. Seus livros mais recentes incluem Teacher Education in Crisis: The State, the Market and the Universities in England, publicado em 2023 pela Bloomsbury Academic, e The New Political Economy of Teacher Education: The Enterprise Narrative and the Shadow State, publicado em 2024 pela Bristol University Press.
(Assessoria de Comunicação – IEAT/UFMG)
