ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E

STRICTO SENSU GESTÃO 2005

 

 

Perfil dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

 

            A Universidade Federal de Minas Gerais possui 106 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 48 cursos de doutorado e 58 de mestrado distribuídos em todas as oito áreas do conhecimento: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, engenharias e lingüística, letras e artes. Estão matriculados nesses cursos 2299 alunos de doutorado e 3692 de mestrado. Em 2005, esse sistema foi responsável pela titulação de 372 novos doutores e 2299 novos mestres. Cabe ressaltar que tanto o número de alunos novos quanto o número de titulados vem crescendo.

         Na avaliação da CAPES referente ao triênio 2001-2003, cujo resultado foi divulgado em 4 de outubro de 2004, a UFMG mantém a sua posição de destaque nos  cenários regional e nacional, sustentada, primordialmente, pela evolução dos resultados obtidos comparativamente ao triênio anterior (vide tabelas).

 

                          Avaliação Capes – Triênio 1998-2000                            Avaliação Capes – Triênio 2001-2003

Conceito

Nº de Programas

%

 

Conceito

Nº de Programas

%

7

4

7%

 

7

6

10%

6

6

11%

 

6

8

13%

5

22

39%

 

5

22

36%

4

19

33%

 

4

19

31%

3

6

11%

 

3

6

10%

Total

57

100%

 

Total

61*

100%

  

 Não considera o Mestrado em Construção Civil, criado em 2003 e recomendado pela CAPES em 2004.

 

 

Conceito 6 ou 7 - A UFMG possui seis cursos com conceito 7 e oito com conceito 6, distribuídos nas oito áreas do conhecimento. Segundo os critérios da Capes, as notas 6 e 7 são exclusivas para programas que ofereçam doutorado com nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa, alto nível de inserção internacional, grande capacidade de nucleação de novos grupos de pesquisa e ensino e cujo corpo docente desempenhe papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade. A nota 5 traduz alto nível de desempenho, sendo esse o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. A nota 4 atesta bom desempenho, enquanto a 3 demonstra desempenho regular, atende o padrão mínimo de qualidade exigido; e as notas 1 e 2, desempenho fraco, abaixo do padrão mínimo de qualidade requerido.

 

Conceito CAPES para programas de Pós-Graduação - Triênio 2001 -2003

Mest Administracão 5
Dout Administração 5
Mest Arquitetura 3
Mest Artes Visuais 4
Dout Bioinformática 5
Mest Biologia Celular 5
Dout Biologia Celular 5
Mest Biologia Vegetal 4
Dout Biologia Vegetal 4
Mest Bioquímica e Imunologia 7
Dout Bioquímica e Imunologia 7
Dout Ciência Animal 7
Mest Ciência da Computação 5
Dout Ciência da Computação 5
Mest Ciência da Informação 5
Dout Ciência da Informação 5
Mest Ciência de Alimentos 5
Dout Ciência de Alimentos 5
Mest Ciência Política 4
Mest Ciência da Reabilitação 5
Mest Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical 6
Dout Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical 6
Mest Ciências da Saúde: Saúde da criança e do adolescente 5
Dout Ciências da Saúde: Saúde da criança e do adolescente 5
Mest Ciências e Técnicas Nucleares 4
Mest Ciências Farmacêuticas 4
Dout Ciências Farmacêuticas 4
Mest Cirurgia 3
Dout Cirurgia 3
Mest Clínica Médica 3
Dout Clínica Médica 3
Mest Comunicacão Social 5
Dout Comunicacão Social 5
Mest Construção Civil 3
Mest Demografia 6
Dout Demografia 6
Mest Direito 5
Dout Direito 5
Mest Ecologia, Cons. e Manejo da Vida Silvestre 5
Dout Ecologia, Cons. e Manejo da Vida Silvestre 5
Mest Economia 6
Dout Economia 6
Mest Educação 5
Dout Educação 5
Mest Educação Física 4
Mest Enfermagem 4
Dout Enfermagem 4
Mest Engenharia de Estruturas 5
Dout Engenharia de Estruturas 5
Mest Engenharia de Produção 3
Mest Engenharia Elétrica 5
Dout Engenharia Elétrica 5
Mest Engenharia Mecânica 4
Dout Engenharia Mecânica 4
Mest Engenharia Metalúrgica e de Minas 7
Dout Engenharia Metalúrgica e de Minas 7
Mest Engenharia Química 4
Mest Estatística 4
Dout Estatística 4
Mest Estudos Linguísticos 5
Dout Estudos Linguísticos 5
Mest Farmacologia Bioquímica e Molecular 6
Dout Farmacologia Bioquímica e Molecular 6
Mest Filosofia 6
Dout Filosofia 6
Mest Física 7
Dout Física 7
Mest Fisiologia e Farmacologia 7
Dout Fisiologia e Farmacologia 7
Mest Gastroentrologia 4
Dout Gastroentrologia 4
Mest Genética 4
Dout Genética 4
Mest Geografia 5
Dout Geografia 5
Mest Geologia 5
Dout Geologia 5
Mest História 5
Dout História 5
Mest Letras-Estudos Literários 7
Dout Letras-Estudos Literários 7
Mest Matemática 5
Dout Matemática 5
Mest Medicina Veterinária 4
Mest Microbiologia 6
Dout Microbiologia 6
Mest Música 3
Mest Odontologia 5
Dout Odontologia 5
Dout Oftalmologia 3
Mest Parasitologia 5
Dout Parasitologia 5
Mest Patologia 6
Dout Patologia 6
Mest Psicologia 4
Mest Química 5
Dout Química 5
Mest Saneamento, Meio Ambiente e Rec. Hídricos               6
Dout Saneamento, Meio Ambiente e Rec. Hídricos 6
Mest Saúde da Mulher 4
Dout Saúde da Mulher 4
Mest Saúde Pública 4
Dout Saúde Pública 4
Mest Sociologia 4
Dout Sociologia e Política 4
Mest Zootecnia 4

 

Número de vagas ofertadas nos níveis lato sensu e stricto sensu no período 2004-2005

NÍVEL ANO
2004 2005
Doutorado 694 637
Mestrado 1.438 1.603
Especialização                     2.933 3.672
Total 5.065 5.912

As vagas ofertadas em 2005 distribuem-se em 67 cursos de Especialização, 58 de Mestrado e 48 de Doutorado.

Crescimento

Entre 2002 e 2005, a UFMG criou três cursos de mestrado e 13 de doutorado. A expansão do sistema se deu também em número de alunos e de defesas de teses e dissertações. O volume de matrículas no mestrado cresceu, em média, 10% ao ano desde 2002, e 30% ao ano no doutorado.

A UFMG apresenta um dos melhores índices de tempo de titulação de mestrado do Brasil. Enquanto a média nacional de permanência dos alunos – desde a entrada até a defesa da dissertação – é superior a 30 meses, na UFMG é de 26 meses.

A Instituição também possui uma das menores taxas de evasão no país – uma desistência a cada 50 titulações. A média nacional é de uma desistência a cada oito.

 Criação

- Criação do Mestrado em Ciências Agrárias ( Núcleo de Ciências Agrárias – NCA).

- Criação do nível de Doutorado em Ciências da Reabilitação, ( Escola de Educação Física,  Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

- Criação do nível de Doutorado em Engenharia Química (Escola de Engenharia)

- Criação do Mestrado em Antropologia (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas).

- Criação do nível de Doutorado em Ciências e Técnicas Nucleares (Escola de Engenharia).

- Reestruturação resultando na implantação do Programa de Pós Graduação em Ciência Política com os níveis de Mestrado e Doutorado (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas).

- Criação do nível de Doutorado em Artes (Escola de Belas Artes).

Expansão da Pós- Graduação

Número de cursos de pós-graduação no período de 1994 a 2005

Ano Especialização * Mestrado Doutorado
1994 43 50 25
1995 41 51 26
1996 40 52 29
1997 41 53 30
1998 39 53 30
1999 42 55 35
2000 45 55 36
2001 49 57 40
2002 51 57 44
2003 52 57 43
2004 57 58 48
2005 67 58 48

* Vale lembrar que os cursos de Especialização não têm, necessariamente, oferta regular. Os dados acima se referem ao número de cursos ofertados no ano em referência.

 

Cursos stricto sensu: número de alunos matriculados e de defesas no período de 1994 a 2005

Ano Número de Matrículas Defesas
M D Total Dissertações Teses Total
1994 1937 636 2573 344 76 420
1995 1883 684 2567 374 76 450
1996 2193 813 3006 464 93 557
1997 2455 928 3383 462 128 590
1998 2582 1054 3636 540 111 651
1999 2719 1156 3875 651 143 794
2000 3094 1343 4437 751 216 967
2001 3294 1596 4890 888 227 1115
2002 3070 1678 4748 1050 266 1316
2003 3255 1894 5149 1039 293 1332
2004 3470 2096 5566 1136 304 1440
2005 3692 2299 5991 1093 372 1465

 

Cursos lato sensu: número de alunos matriculados, conclusões/defesas e número de cursos oferecidos no período 1994 a 2005

Ano Número de Alunos Conclusões/Defesas Número de Cursos
1994 1216 387 43
1995 942 253 41
1996 1061 278 40
1997 1348 458 41
1998 911 410 39
1999 1878 475 42
2000 2548 712 45
2001 4081 885 49
2002 4878 1128 51
2003 5193 1771 52
2004 4924 1330 57
2005 5501 1303 67

 

Bolsas Concedidas à Pós-graduação - 2005

ÁREA DO CONHEIMENTO

Monitoria 

Pós-Graduação  

Mestrado 

Doutorado 

UNIDADES 

CAPES 

 CNPq

FAPEMIG 

CAPES 

CNPq 

FAPEMIG 

CIÊNCIAS AGRÁRIAS  

54 

23 

20 

32 

   Escola de Veterinária

54 

23 

20 

32 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS  

92 

44 

15 

85 

103 

16 

   Instituto de Ciências Biológicas

92 

44 

15 

85 

103 

16 

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA 

63 

73 

10 

40 

96 

   Instituto de Ciências Exatas

47 

66 

35 

95 

   Instituto de Geociências

16 

CIÊNCIAS HUMANAS 

86 

40 

27 

17 

   Faculdade de Educação

16 

15 

   Faculdade Filosofia e Ciências Humanas

70 

25 

23 

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 

10 

56 

32 

11 

19 

17 

   Escola de Arquitetura

10 

   Escola de Ciência da Informação

10 

   Faculdade de Ciências Econômicas

32 

19 

15 

11 

   Faculdade de Direito

CIÊNCIAS DA SAÚDE 

85 

16 

29 

   Esc. de Educ. Fís., Fisiot. e Terap. Ocup.

14 

   Escola de Enfermagem

   Faculdade de Farmácia

19 

   Faculdade de Medicina

32 

23 

   Faculdade de Odontologia

12 

ENGENHARIAS 

79 

41 

33 

38 

   Escola de Engenharia

79 

41 

33 

38 

LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES 

34 

20 

21 

16 

   Escola de Belas Artes

   Escola de Música

   Faculdade de Letras

20 

18 

21 

16 

UNIDADES ESPECIAIS E DE EXTENSÃO 

   Centro Cultural

   Colégio Técnico

   Coral Ars Nova

   Escola de 1º Grau

   Teatro Universitário

TOTAL 

19 

549 

289 

63 

274 

327 

48 

Fonte: Setor de  Bolsas - Pró-Reitoria de Pós-Graduação