Pró-RH UFMG
Facebook
Ambientes Organizacionais no PCCTAE

Um dos conceitos importantes trazidos pelo PCCTAE e legislação afim que tem relevância para a construção do PDIC – Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira, bem como para outras ações no campo da gestão de pessoas, é o de Ambiente Organizacional. Este é definido pelo Plano como

“área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.”

Conceituado desta forma, o conceito de ambiente organizacional tem aplicabilidade, por exemplo:

a)no dimensionamento da força de trabalho (concurso público, movimentação interna e externa de pessoal);

b)capacitação e qualificação (as especificidades de cada ambiente exigem programas igualmente específicos, mas também inter-ambientes; progressões e concessões de incentivos à qualificação
estão na dependência direta da correta identificação de cada ambiente);

c)avaliação de desempenho (planos e projetos de trabalho desenvolvidos);

d)ações e projetos em saúde e segurança no trabalho (se considerarmos que determinados ambientes podem ser potencialmente mais danosos à saúde do trabalhador, implicando medidas preventivas, corretivas), etc.

Foram definidos 10 (dez) ambientes organizacionais, a saber: Administrativo, Infraestrutura, Ciências Humanas, Jurídicas e Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, Agropecuário, Informação, Artes, Comunicação e Difusão e Marítimo, Fluvial e Lacustre. À exceção deste último, todos os demais são aplicáveis à estrutura organizacional da UFMG.

Caracterização dos ambientes organizacionais:

Clique aqui para uma explanação mais completa a respeito dos ambientes organizacionais.

Clique aqui para acessar a tabela de concessão do Incentivo à Qualificação (ANEXO I DO PCCTAE).

Clique aqui para acessar a descrição das atividades típicas de cada um dos ambientes organizacionais (ANEXO II DO PCCTAE).

Clique aqui para acessar todas as referências a ambientes organizacionais no PCCTAE e legislação correlata.

Clique aqui para acessar as áreas de conhecimento da educação formal correlatas a cada um dos ambientes organizacionais (ANEXO III DO PCCTAE).