UFMG reúne o maior número de propostas aceitas pela rede de universidades do bloco Brics

Com propostas nas áreas de Ciência da Computação e Segurança da Informação, Economia e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição, a UFMG é a universidade brasileira com maior número de programas de pós-graduação selecionados para integrar a Universidade em Rede do bloco Brics (Brics Network University – Brics NU).

Doze propostas foram aprovadas em edital aberto no ano passado pelo Ministério da Educação. Todas foram apresentadas por programas de pós-graduação de excelência – notas 6 ou 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 1º de março.

“Estamos muito felizes com o número de programas de pós-graduação da UFMG selecionados para integrar a Universidade em Rede do Brics”, comemora o reitor Jaime Ramírez. “É uma das metas da gestão investir, de forma continuada, em projetos de cooperação, procurando ampliar e diversificar parcerias internacionais pautadas pelos princípios de equilíbrio, reciprocidade e solidariedade”, completa o dirigente.

A seleção contemplava seis grandes áreas: Ciência da Computação e Segurança da Informação, Ecologia e Mudanças Climáticas, Economia, Energia, Estudos dos Brics e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição.

A Universidade em Rede do Brics foi estruturada para favorecer o desenvolvimento de programas bilaterais e multilaterais de ensino e pesquisa, a formação conjunta de mestres e doutores e o intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores.

Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/042331.shtml

brics-logo