Como criar Grupo de Pesquisa

Procedimentos para criar Grupos de Pesquisa junto ao CNPq

Para participar do Diretório dos Grupos de Pesquisa é necessário, inicialmente, submeter o grupo à avaliação e aprovação da Câmara Departamental. Cumprida essa etapa, a solicitação de cadastro do líder deverá ser encaminhada à PRPq através do e-mail: prc@prpq.ufmg.br com as seguintes informações:

  • Nome do Grupo;
  • Documento de aprovação pela Câmara Departamental com assinatura e carimbo do Chefe de Departamento;
  • Tema abordado pelo Grupo;
  • Nome do Líder;
  • Titulação Máxima do Líder;
  • Telefone e e-mail de contato do Líder.

A seguir, o Líder deverá fazer o cadastro das informações sobre o grupo no Diretório do CNPq. Por fim, após o Líder providenciar o envio das informações à Base do Diretório dos Grupos de Pesquisa, o CNPq solicitará à PRPq a “Certificação” do mesmo, que será feita considerando a sua aprovação na Câmara Departamental.

ATENÇÃO:

– É importante que o líder constantemente atualize a página do grupo de pesquisa. Sempre que fizer o acesso à página, mesmo que não haja necessidade de alteração nas informações já cadastradas, é recomendado ao líder que efetue a introdução de alguma alteração em qualquer campo (por exemplo, a inserção de um espaço em branco), e então faça o “envio ao CNPq”. Isso evita que o grupo seja considerado como “não atualizado”.