Resultados Finais Editais CNPq – Ensino Médio

A Pró-Reitoria de Pesquisa divulga os resultados finais dos editais CNPq
Os editais e respectivos cronogramas podem ser consultados no site da PRPq.
Instruções:
  • O número de bolsas distribuídas por edital é determinado pelo total recebido por modalidade, de acordo com a definição do CNPq.
  • O formato da distribuição das bolsas aos docentes, os valores de classificação mínimos e máximos de cada edital, e requisitos para indicação dos bolsistas, estão disponíveis nas abas abaixo.
  • A implementação das bolsas fica condicionada à disponibilidade de quotas a serem distribuídas pelo CNPq.
  • Caso o docente decline da bolsa, solicitamos a gentileza de informar à PRPq pelo e-mail bic@prpq.ufmg.br para sua redistribuição.
  • Período de indicação: 09/06/2026 a 04/07/2026.
  • Estudantes que encerramento de bolsa ou voluntariado previsto até  31/08/2026 não precisam ser cancelados para ingressar na bolsa.
  • Estudantes com pendências relativas ao relatório final e/ou apresentação na Semana da Iniciação Científica/Seminário de Iniciação Científica Júnior poderão ser impedidos de ingressar na bolsa.
  • Estudantes com bolsas BIC-Jr/FAPEMIG se cancelados ou substituídos, só poderão ser indicados nas bolsas PIBIC-EM após 3 meses do cancelamento/substituição.
  • Estudantes com matrícula trancada ou em intercâmbio só poderão ser indicados após atualização da situação da matrícula.
  • Estudantes que recebem bolsas em outras Pró-Reitorias (PROEX, PROGRAD, PRAE etc), ou em projetos vinculados as Fundações de Apoio, só poderão ser indicados após o cancelamento do vínculo atual com as Pró-Reitorias ou Fundações ou se as atividades se encerrarem  até 31/08/2026.
  • É permitida a participação de estudantes externos oriundos de escolas públicas de ensino médio ou técnico integrado, desde solicitado em tempo hábil o cadastro conforme instruções disponibilizadas aqui.
  • Não é permitida a indicação de estudantes de cursos subsequentes ou que estejam matriculados na graduação, mesmo que em outra instituição.
  • As substituições dos bolsistas poderão ser feitas entre o 18º e o penúltimo dia útil dia de cada mês, respeitando o limite do 6º mês de vigência do edital (25/02/2027).
  • Estudantes com menos de 18 anos devem providenciar a autorização dos pais e/ou responsáveis, que será anexada pelo docente no momento da indicação no Sistema de Fomento
  • Cabe ao docente a captação dos estudantes interessados.
  • Valor da bolsa : R$ 300,00

Publicado em: 09 de junho 2026