Laboratório Lineu Freire-Maia: gestão hospitalar para conter superlotação
Para conseguir reduzir a superlotação dos hospitais, um dos recursos pode ser apostar em inovações na gestão. O Laboratório de Pesquisa Científica Lineu Freire-Maia, da Faculdade de Medicina da UFMG, participou neste ano do programa Outlab UFMG trazendo soluções para instituições de saúde.
O laboratório é focado em transformar a gestão hospitalar e na precisão clínica por meio de soluções inovadoras. A superlotação, segundo o laboratório, pode ser atribuída a fatores como a falta de processos estruturados e de um corpo técnico especializado nesse tipo de problema. E é aí que entra o serviço ofertado pelo laboratório.
A equipe liderada pelo professor Marcus Vinicius Melo de Andrade oferece consultoria em gestão hospitalar para instituições de saúde e também cursos de capacitação para profissionais de saúde e estudantes. No Outlab, o laboratório teve a participação também de Luciana Mara Costa Moreira, Raquel Patrocínio Simões, Marcos Vinícius de Almeida Amorim e do bolsista Jean Pierry Alves Lopes.
Fotos: Amanda Canhestro/Outlab UFMG