“Não existe futuro sem ciência”
“A ciência é fundamental para o país no qual a gente acredita. Quando falamos do futuro do país, esse futuro não existe sem ciência”. A fala da reitora da UFMG, Sandra Goulart, durante o encerramento do Outlab UFMG edição 2023, resume a importância do programa para a instituição.
Foram dois meses de imersão e mais de 80 horas de acompanhamento individualizado com 14 laboratórios de pesquisa da Universidade.
A reitora da UFMG, Sandra Goulart, destacou que o Outlab UFMG é uma iniciativa pioneira que procura ajudar os pesquisadores no processo de transferência de tecnologia. “É uma enorme satisfação ter os laboratórios apresentando as suas propostas”, afirma a reitora.
O pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, destacou o engajamento das infraestruturas em toda a edição 2023. “Todas as atividades feitas ao longo do período foram de participação intensa e absoluta de todas as pessoas inscritas. Todas as aulas, interações e visitas de atividades práticas tiveram presença maciça e participação intensa”, afirmou. Os dados confirmam a percepção do professor Fernando: o Outlab UFMG 2023 teve mais de 92% de adesão nas aulas on-line e mais de 85% nos encontros presenciais.
O Outlab UFMG é uma iniciativa da PRPq com participação da Fundep e do BH-TEC. “Para o BH-TEC, foi fundamental porque somos uma ponte entre universidade e o setor produtivo e conseguimos desenvolver metodologias que o nosso Laboratório de Metodologias de Inovação vem trabalhando e aplicá-las para os laboratórios da UFMG”, afirmou o CEO do Parque Tecnológico, Marco Crocco.
Já o coordenador de Inovação da Fundep, Matheus Azzi, lembrou o pioneirismo do Outlab UFMG. “É um projeto que passa o conhecimento em gestão e empreendedorismo aos laboratórios da universidade”, afirmou.
Fotos: Amanda Canhestro