CanvasLab, roadmapping e muita mão na massa!
O encontro presencial do Outlab UFMG no dia 18 de setembro foi mão na massa! As equipes dos laboratórios se reuniram na sala 2077 do Departamento de Ciência da Computação (DCC) para preencher o CanvasLab sob supervisão do professor Raoni Bagno, responsável pelos conteúdos do módulo Modelagem de Negócios.
A aplicação da ferramenta foi feita a partir de parceria com o projeto LabMIn – Laboratório de Metodologias de Inovação -, que é coordenado pelo BH-TEC e tem o professor Raoni como líder da equipe do Núcleo de Tecnologia da Qualidade da Inovação (NTQI) da UFMG.
Na segunda-feira que antecedeu o encontro presencial, o professor Raoni explorou a parte teórica e explorou a natureza das infraestruturas de pesquisa frente aos desafios do empreendedorismo. “Somos quase uma empresa, mas não temos todos os elementos de uma empresa. Fazemos negócios a partir de pesquisa acadêmica”, afirmou o professor.
O CanvasLab é uma ferramenta difundida e, para a oficina, foi adaptada de acordo com as necessidades das infraestruturas de pesquisa, principalmente no direcionamento das análises e respostas. “Hoje, vamos modelar o negócio, tirar uma foto, é o primeiro passo. Daqui a uns três ou quatro meses, vocês voltam e olham de novo para esse modelo de negócio”, explicou. Na interação com o CanvasLab, as equipes dos laboratórios puderam colocar no papel pontos como proposta de valor, relacionamento com clientes, recursos, atividades, parcerias, estrutura de custos e outros.
Outra ferramenta aplicada no Outlab UFMG em parceria com o LabMIn é o roadmap. “Uma infraestrutura de pesquisa tipicamente trafega no desenvolvimento de ciência aplicada. Algumas tecnologias estão mais prontas, outras menos prontas para entrar no mercado. Como isso leva tempo, nos apoiamos no roadmap que nos ajuda a pensar essa jornada organizacional”, afirmou Raoni.
Fotos: Vinícius Andrade/Outlab UFMG