Design para inovar e entregar valor

Programa Outlab > Blog > Notícias > Design para inovar e entregar valor

Design para inovar e entregar valor

Para criar novos serviços ou melhorar o que já é ofertado, as equipes das infraestruturas de pesquisa do Outlab UFMG 2024 participaram das atividades do módulo Design de Serviços, com o professor Frederico Mafra e Thaila Bahiense, que é mestre em Ciência da Informação e especialista em DS. O objetivo foi mostrar como a jornada do cliente pode ser trabalhada para gerar relacionamento e fidelização.

Na quarta-feira, 25/9, as equipes se reuniram no auditório da Escola de Engenharia da UFMG para trocar ideias e conhecimentos a partir da condução da convidada Thaila Bahiense. “O design entrou para o mundo dos negócios para gerar inovação, repensar relações, olhar para as pessoas e entregar valor. Ele gerou 32% a mais de receita para empresas que aplicaram design de serviços e de produtos do que empresas que não aplicaram, segundo pesquisa”, afirmou ela.

Ela enfatizou a importância dos dados e de se identificar o problema do cliente, mesmo tratando-se de laboratórios de pesquisa. “Dados são o novo petróleo. Existe um grande valor nos dados para explorar. Analisar grandes massas de dados é o caminho para identificar problemas e sugerir soluções”, explicou.

A comunicação também entra como aliada. “Seu cliente sabe que você soluciona a dor dele? Você se comunica bem com ele?”, questionou a especialista mostrando que 29% das pessoas conferem sites de avaliação antes de fazer uma compra e afirmando que “bons modelos de negócios estão em melhoria contínua”.

Doze laboratórios fazem parte do Outlab UFMG 2024. São cerca de 50 participantes que se encontram todas as semanas de forma on-line e também presencial para aprofundar nas temáticas da Capacitação em Empreendedorismo e Gestão para Infraestruturas de Pesquisa.

Deixe um comentário

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios