Equipes conhecem jornada do Outlab UFMG 2024
As equipes das 12 infraestruturas de pesquisa selecionadas para participar do Outlab UFMG 2024 participaram no dia 26 de agosto do momento síncrono on-line Onboarding: Apresentação da metodologia e orientações gerais.
O professor Carlos Basílio Pinheiro, diretor de produção científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e coordenador-geral do Outlab UFMG, abriu o encontro dando boas-vindas aos pesquisadores e às pesquisadoras e falou sobre a história do programa. “A Fundep identificou uma oportunidade em 2019 de fazer uma capacitação em inovação e percebemos que as infraestruturas poderiam ser beneficiadas desse modelo. Vocês estão aqui porque querem ir além das atividades de pesquisa, buscam formas de fazer mais inovação e interação com o setor produtivo ou comunidades fora da Universidade”, afirmou.
Lidyane Barros, gestora-geral do Outlab UFMG, professora da UFMG e responsável pela metodologia junto ao BH-TEC, mostrou como o programa vai acontecer na prática. “Teremos atividades teóricas, que fazem parte do conteúdo acessado pelo Moode, temos atividades que vão acontecer de formas presenciais com objetivo de incentivar o networking e deixar os laboratórios mais próximos do mercado e vamos trazer experiências tanto de dentro quanto de fora para serem exemplares para a prática das infraestruturas”, explicou Lidyane.
Neste ano, a disposição do Outlab na plataforma Moodle ganhou uma nova cara, muito mais intuitiva, dinâmica e gamificada. A responsável pela mudança é a design instrucional Luciane Chiadreti. Durante o onboarding, ela explicou como é o acesso e como os materiais estão disponibilizados na plataforma. Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas.