LANEC: Da molécula ao comportamento
De um lado, o Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, de outro, o Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Juntos, a vontade de conectar as pesquisas em neuroquímica e psicologia experimental. A partir de um convênio firmado entre os dois departamentos, surgiu o Laboratório Institucional de Neurociências Molecular e Comportamental (LANEC).
Ele realiza hoje diversas pesquisas com interface nas áreas de neurobiologia, psicologia cognitiva, neuropsicologia, análise do comportamento, entre outras. usando modelos animais, avaliam a ação de neurotransmissores, do hormônio do estresse, e mais recentemente, a eletrofisiologia com registro do sono dos animais.
Segundo o professor e pesquisador Cleiton Lopes Aguiar, o conhecimento produzido no LANEC precisa ser traduzido para a sociedade. Por isso, o laboratório também adquiriu uma característica de difusor de conhecimentos, especialmente na área do sono, doenças ligadas à neurodegeneração, entre outros.
Em 2021, o laboratório passou a ser institucional de pesquisa e foi formado um comitê gestor interdisciplinar. “No ano passado, entramos no edital Fapemig Redes propondo a construção do Centro de Produção de Vetores Virais e foi aprovado. Em seguida, participamos do edital Finep para doenças raras, e propomos melhoramentos ao centro de vetores virais. O objetivo é que o LANEC seja o polo de testes em vivo do que for produzido em vetores virais indo da psicofarmacologia até doenças raras”, afirmou o professor Cleiton.
Outlab
“Tem sido uma oportunidade única participar do Outlab. Queremos aprender mais sobre como dar o próximo passo, buscar parceiros na indústria farmacêutica, principalmente, ofertando testes pré-clínicos”, afirmou o professor e pesquisador Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira.