Metodologia empreendedora é aplicada nos laboratórios

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Metodologia empreendedora é aplicada nos laboratórios

 

Calcular custos, projetar parcerias, definir o cliente ideal. Laboratórios de pesquisa acadêmica também podem – e devem – fazer o seu próprio plano de negócios. O OutlabUFMG levou representantes das infraestruturas de pesquisa da Universidade participantes do programa para o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), onde aplicaram a ferramenta CanvasLAB. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (13).

Por meio do Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn – Laboratório de Metodologias de Inovação), projeto coordenado pelo BH-TEC, os participantes realizaram um workshop sobre modelagem de negócios e proposta de valor sob orientação do professor e pesquisador Raoni Barros Bagno, coordenador do Núcleo de Qualidade da Tecnologia e da Inovação (NTQI/UFMG).

“O Outlab é apoiado por um grupo de pesquisadores que fazem parte de um dos projetos coordenados pelo BH-TEC, que é o LabMIn. Nesta rede, profissionais estudam empreendedorismo, roadmap tecnológico, incubação, aceleração e várias outras frentes, com foco em gerar metodologias de inovação. Costumo dizer que aqui somos um laboratório vivo de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Marco Crocco, CEO do BH-TEC, durante fala de abertura.

Conhecimento e prática

“Hoje escolhemos o CanvasLAB porque é uma ferramenta muito colaborativa e pode ser exposta no ambiente de trabalho e revisitada sempre. É simples e conjuga bem as esferas técnicas e gerenciais”, resume Raoni Barros Bagno.

O especialista contou que a metodologia já foi aplicada em outras infraestruturas e continua sendo extremamente útil para estratégias neste ambiente. A equipe analisou os resultados e definiu novas ações.

O OutlabUFMG está na sua segunda edição e é um programa inédito da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) com apoio da Fundep, BH-TEC e Caed. Ele promove a capacitação e aceleração dos laboratórios da Universidade, fomentando o amadurecimento das estruturas para que elas fortaleçam suas conexões com o mercado.

 

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