Microbiologia de Alimentos e Bioprocessos potencializam pesquisa em MOC
Dois laboratórios do câmpus Montes Claros da UFMG participaram do Outlab UFMG 2023: Microbiologia de Alimentos e Bioprocessos. Ambos fazem parte do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e atuam juntos para potencializar a pesquisa na área de alimentos.
O Laboratório de Microbiologia de Alimentos tem três pilares de atuação: biocombustíveis, proteínas alternativas e biológicos para agricultura. O primeiro eixo abrange um grande projeto que está sendo finalizado e há um pedido para depósito de patente.Os outros dois pilares mostram um redirecionamento das pesquisas da infraestrutura.
Já o Laboratório de Bioprocessos atua nos processos de fermentação envolvendo cultura de bactérias e leveduras. São três tipos de microrganismos para consumo humano e animal: a própria bactéria, a levedura ou até mesmo o fungo. “E também proteínas expressas por esses microrganismos, por exemplo, cultivo de bactéria para uso probiótico, proteínas produzidas por fungos”, explicou o professor e pesquisador Igor Viana Brandi.
Outlab
Os laboratórios estão em busca de se estruturarem em conjunto para buscar empresas parceiras e clientes, como indústrias farmacêuticas e empresas ligadas ao agronegócio. “O Outlab nos mostrou muitos caminhos. Agora, vamos nos reestruturar, reorganizar internamente para ter procedimentos, processos, protocolos bem implementados e validados para ter um portfolio de serviços mais robusto”, disse o pesquisador Junio Cota Silva.