Processos de Separação I e II: soluções para áreas estratégicas da indústria
Tecnologias para purificar e separar misturas nas áreas de alimentos, biocombustíveis, gás natural e mineração. O Laboratório de Processos de Separação I e II, no departamento de Engenharia Química da UFMG, conduz pesquisas que atende a diversos e importantes segmentos da indústria.
Coordenado pela professora e pesquisadora Kátia Cecília de Souza Figueiredo, o laboratório busca sanar desafios da indústria como a purificação de gás natural, em que as operações usuais envolvem equipamentos caros, robustos, de grande porte e geração de resíduos. “Além disso, as soluções que são empregadas hoje, importadas, não atendem de forma adequada ao nosso gás natural, visto que ele apresenta uma composição diferente do gás natural estrangeiro”, explicou Beatriz Godoi de Nogueira, pesquisadora do laboratório.
No Outlab UFMG, a infraestrutura de pesquisa busca crescer no segmento e ter um maior alcance dentro e fora da universidade. A equipe hoje desenvolve soluções tecnologicamente atualizadas, ambientalmente amigáveis e feitas sob medida para agregar valor aos produtos e reduzir custos atendendo a legislação.
Fotos: Amanda Canhestro/Outlab UFMG