Notícias

SEMINÁRIO TÓPICOS SOBRE A NOVA LEI DA BIODIVERSIDADE – Cadastros no SisGen; Regularização de Pesquisas; Envio e Remessa de Material Biológico

sexta-feira, 28 de junho de 2019, às 18:24

No Seminário Tópicos sobre a Nova Lei da Biodiversidade serão abordados: Cadastros no SisGen, Regularização de Pesquisas, Envio e Remessa de Material Biológico no âmbito da Nova Lei da Biodiversidade (Lei nº. 13.123 de 20/05/2015). O seminário será ministrado pela Sra. Aline Morais, coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Em novembro de 2017, o Ministério do Meio Ambiente disponibilizou o SisGen – Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado. Todo pesquisador que pretende divulgar trabalhos (por meio de artigos, eventos etc.), fazer remessa de amostra biológica ao exterior ou requerer patente que tenham como objeto o Acesso ao Patrimônio Genético ou ao Conhecimento Tradicional Associado deve, obrigatoriamente, realizar cadastro prévio da pesquisa no SisGen (https://sisgen.gov.br) sob pena de multa para pesquisador e Universidade. Com a realização do Seminário, a Comissão de Patrimônio Genético da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais – PRPq/UFMG busca expor e discutir aspectos pertinentes à legislação e ao SisGen, com o objetivo de orientar os pesquisadores.

Tópicos sobre a nova lei de Biodiversidade: Cadastros no SisGen, Regularização de Pesquisas, Envio e Remessa de Material Biológico
05/07/2019 – Auditório 03 – FACE – Campus Pampulha – UFMG
14:00-14:15h Abertura Prof. Mario F. Montenegro Campos  (Pró-reitor de Pesquisa – UFMG)
Prof. Andre Ricardo Massensini  (Pró-reitor Adjunto de Pesquisa – UFMG)
Profa. Silvia Helena P. Alencar  (Pró-reitora Adjunta de Pós-Graduação – UFMG)
Profa. Jacqueline Aparecida Takahashi  (Dpto. de Química – UFMG)
14:15-14:30h Apresentação Profa. Jacqueline Aparecida Takahashi  (Presidente da Comissão de Patrimônio Genético  PRPq/UFMG- Dpto. de Química – UFMG)
14:45 -16:00h Apresentação Sra. Aline Morais – Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica

Instituto Oswaldo Cruz

16:00-17:00h Perguntas

 

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail dapg@prpq.ufmg.br.