Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS

Efeito do tratamento in vitro com o agrotóxico cipermetrina sobre a capacidade de aderência ao vidro de granulócitos obtidos de trabalhadores rurais de Baldim/MG.

Autor: SOUZA RA

Orientador: NOVATO-SILVA E

Outros autores: FARIA HP; MELO EM; PINHEIRO TMM; CURY GC; SILVA JM;; LAUTON-SANTOS S; ALVES-LARA I; SCALIONI-QUEIROZ GH; NOVATO-SILVA E;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / IMUNOLOGIA CELULAR

Unidade: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Departamento: BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA

Palavras-Chave: GRANULÓCITOS - PIRETRÓIDES - TRABALHADOR RURAL

Os piretróides tem sido cada vez mais utilizados como inseticidas principalmente por apresentarem baixa toxicidade humana. Entretanto, sabe-se que a exposição humana a substâncias químicas pode acarretar autoimunidade, hipersensibilidade e outros efeitos deletérios sobre o sistema imune. O efeito imunotóxico dos piretróides e outros agrotóxicos permanece mal compreendido. A capacidade funcional de leucócitos humanos pode ser avaliada pelo teste de inibição da aderência ao vidro na presença de estímulo antigênico (teste de LAI). Nosso objetivo é comparar a capacidade de aderência ao vidro em granulócitos obtidos de voluntários laboralmente expostos (trabalhadores rurais de Baldim/MG) ou não expostos a agrotóxicos recrutados na Fundação Hemominas/MG. Granulócitos obtidos dos dois grupos foram contados e incubados em câmara de Neubauer em presença ou ausência (controle) da cipermetrina. Após esse procedimento a câmara era lavada em HBSS e os campos eram recontados. O índice da inibição da aderência (índice de LAI) foi calculado. Nos experimentos controle não houve diferença significativa no índice de LAI entre as células isoladas dos doadores laboralmente expostos (68,54±6,36) e não expostos a agrotóxicos (69,77±3,38). Entretanto, quando as células foram pré-tratadas in vitro com a cipermetrina, os granulócitos obtidos dos trabalhadores rurais mostraram menor índice de inibição de aderência (12,72±5,15) comparados com o grupo não exposto a agrotóxicos (36,55±5,73) (p=0,006). Moléculas de adesão são importantes para várias funções do sistema imune como os processos inflamatórios e fagocitose. O fenômeno aqui descrito pode estar refletindo alterações induzidas por agrotóxicos na expressão ou estrutura dessas moléculas, envolvidas na aderência de células a superfícies.

Apoio: FAPEMIG, Fundação Hemominas, Ministério da Saúdep>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br