Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS DA SAÚDE

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE SEGUNDO RELATO DE PAIS E EDUCADORES

Autor: LIMA, CLÁUDIA G.P.

Orientador: REZENDE, MÁRCIA B.

Outros autores: MANCINI, MARISA C; MAGALHÃES, LÍVIA C; COELHO, ZÉLIA A C;; ROCHA, TELMA T. [PID/PROGRAD]; BIGONHA, CARINA C. [PID/PROGRAD]; BERNARDO, LÍLIAN D. [IC/FAPEMIG];

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Unidade: ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Departamento: TERAPIA OCUPACIONAL

Palavras-Chave: DESEMPENHO INFANTIL - AVALIAÇÃO INFANTIL - OBSERVAÇÃO PAIS/PROFESSORES

Nos dias de hoje é comum ouvirmos a afirmação de que creche não é depósito de crianças mas um espaço para educação de crianças de 0 a 6 anos.Depósito de crianças por ter a função de cuidar dessas, o que significava zelar pela segurança, higiene e alimentação sem compromisso com a educação.A nova Lei de Diretrizes e Bases preocupada com o currículo e a metodologia de trabalho nas escolas reconhece a importância da educação para crianças menores de seis anos de idade, tendo como finalidade o desenvolvimento integral destas.A participação dos pais na educação dos filhos pode variar conforme a expectativa que estes têm em relação à performance dela.Essa expectativa pode ser influenciada por fatores como nível sócio-econômico.Para avaliar a performance da criança, o terapeuta ocupacional deve analisar como o desempenho desta é influenciado pela sua condição física e expectativa social, ou seja, é importante avaliar a criança inserida no contexto. Este estudo tem como objetivo comparar o desempenho funcional de crianças de 4 a 6 anos que freqüentam a educação infantil em Belo Horizonte segundo relato dos pais e educadores considerando o nível sócio-econômico. Foram entrevistados, através do PEDI pais e professores de 120 crianças com idades entre 4 e 6 anos.Essas crianças foram subdivididas em dois grupos de acordo com o nível sócio-econômico.A análise dos dados detectou algumas diferenças entre níveis sócio-econômicos e entre os relatos de pais e educadores nas três áreas que o instrumento utilizado abrange: autocuidado, função social e mobilidade. Estes dados requerem análise de prevalência para melhor compreensão dos resultados.Além disso, deve-se suspeitar da sensibilidade do PEDI para análise comparativa de grupos de entrevistados em ambientes diferentes (escola e casa).

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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