Autor: HENRIQUES, C.H.
Orientador: ISAYAMA, H.F.
Outros autores: PINTO, G. [PID/PROGRAD]; AVELAR, N. [PAD/PROGRAD]; FARIA, A [PID/PROGRAD];;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO
Unidade: ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Departamento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-Chave: INTERVENÇÃO LÚDICA - CRIANÇAS - TRATAMENTO HOSPITALARES - -
Pensar o brincar, a brincadeira, o jogo e a vivência lúdica no espaço hospitalar tem constituído um desafio para muitos educadores. No nível de senso comum percebemos que há uma incompatibilidade entre esses temas, o que dificulta a implementação de projetos e ações interdisciplinares que ampliem as possibilidades de vivência do lúdico nos hospitais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir uma das possibilidades da Educação física, enquanto uma área socialmente comprometida com a construção de vivências lúdicas para crianças que passam por tratamentos hospitalares. Assim, buscamos ampliar essa discussão por meio do relato da experiência com o projeto de extensão desenvolvido, atualmente, no Hospital das Clínicas - Anexo São Vicente, desenvolvido em parceria com o CELAR/DEF/UFMG e com o Laboratório do Movimento. As intervenções lúdicas são desenvolvidas na perspectiva de envolver as crianças com a construção de diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos, dentre outras experiências que possam ampliar as possibilidades de vivências lúdicas enquanto meio e fim educacionais. Ao longo do trabalho, as intervenções lúdicas tem sido recebidas de diferentes maneiras pelos sujeitos que fazem parte do cenário hospitalar. Para alguns, o trabalho significa a descontrução do ambiente hospitalar, agora caracterizado como uma "bagunça" instaurada no local. Para outros, o projeto é uma possibilidade de preencher o tempo ociosos com atividades agradáveis e prazerosas. Há, ainda, aqueles que percebem sua importância, através da significação desse local e da ampliação das vivências culturais lúdicas pelas crianças.
Apoio: PROEXp>
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