Autor:
CARDOSO, N C [PIBIC/CNPq]
Orientador:
LIMA, F V
Outros autores:
Linhas de pesquisa no CNPq:
CIÊNCIAS DA SAÚDE / EDUCAÇÃO FÍSICA
Unidade:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Departamento:
ESPORTES
Palavras-Chave:
ANABOLIZANTE / DROGA / CORPO
Este estudo analisou as opiniões e conhecimentos sobre o usuário e o uso de anabolizantes. Foram aplicados 242 questionários com 29 questões, validado através de análise fatorial e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Participaram 7 colégios de ensino médio em Belo Horizonte, com indivíduos de ambos os sexos, de 14 a 18 anos de idade praticantes regulares de musculação em academias. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, utilizando-se também um teste de hipótese para proporção visando investigar a predominância de cada alternativa de resposta. Assumiu-se uma probabilidade de significância de 0,05, sendo utilizado também o teste Z para proporções. Verificou-se que amigos seriam a principal fonte de informação sobre o uso, bem como revistas e livros. Houve concordância de que os usuários buscam esconder esse uso e também se destacar através do seu corpo. Concordou-se também, em menor grau, com a idéia de que estejam insatisfeitos com a auto-imagem e que conseguem um corpo mais bonito através da utilização. As principais reações negativas foram problemas de coração, fígado, câncer, morte prematura e prejuízo ao crescimento. Discordou-se acentuadamete que não há aprimoramento da resistência aeróbica. Houve concordância marcante sobre a necessidade que os usuários sentem em obter resultados rápidos e uma discordância acentuada em relação à sugestão de que interromperiam o uso após atingirem os resultados esperados. Os resultados sugerem que o grupo participante apresentou um nível razoável de informações quando comparados com a literatura correlata. Outras pesquisas devem ser realizadas buscando relacionar a qualidade da informação disponível com a prevenção ao abuso dessas drogas.
Apoio:
CNPq
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