Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS DA SAÚDE

Comparação do Desempenho Funcional de Crianças Portadoras de Síndrome de Down e Crianças com Desenvolvimento Normal, aos 2 e 5 anos de idade

Autor: SILVA, P. C.

Orientador: MANCINI, M. C.

Outros autores: MARTINS; GONÇALVES;;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Unidade: ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Departamento: DE FISIOTERAPIA E DE TERAPIA OCUPACIONAL

Palavras-Chave: SÍNDROME DE DOWN - DESENVOLVIMENTO INFANTIL - FUNÇÃO

A Síndrome de Down (SD) é caracterizada como uma condição genética que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas, que estão bem descritas na literatura. Informações sobre a magnitude das limitações motoras e cognitivas, em relação a crianças com desenvolvimento normal, ao longo do desenvolvimento infantil, são menos freqüentes. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho funcional de crianças portadoras de SD com crianças normais, aos 2 e 5 anos de idade. Quarenta crianças foram divididas em quatro grupos (n=10): crianças com SD de 2 anos e 5 anos, crianças normais de 2 anos e 5 anos; e foram avaliadas pelo teste funcional PEDI, quantificando o desempenho infantil (habilidades e independência) em três áreas: auto-cuidado, mobilidade e função social. Testes de Análises Variância Fatorial foram utilizados para comparar médias dos grupos e testar fatores de interação idade x patologia. Contrastes pré-planejados foram usados para caracterizar as diferenças encontradas. O fator de interação idade x patologia mostrou-se significativo nas habilidades de auto-cuidado e mobilidade, e na independência em mobilidade e função social. Comparações bivariadas indicaram que aos 2 anos, o desempenho de crianças normais é superior nas três áreas de habilidades funcionais e de independência. Aos 5 anos, diferenças significativas entre os grupos foram observadas nas habilidades de auto-cuidado e função social e na independência em auto-cuidado e função social. Resultados informam áreas de desempenho funcional onde o atraso apresentado por crianças com SD se manifesta aos 2 e 5 anos de idade, indicando que as diferenças observadas entre os grupos são influenciadas pela idade, não permanecendo constante no contínuo do desenvolvimento.

Apoio: Departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacionalp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
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