Autor: SILVA, P. C.
Orientador: MANCINI, M. C.
Outros autores: MARTINS; GONÇALVES;;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Unidade: ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Departamento: DE FISIOTERAPIA E DE TERAPIA OCUPACIONAL
Palavras-Chave: SÍNDROME DE DOWN - DESENVOLVIMENTO INFANTIL - FUNÇÃO
A Síndrome de Down (SD) é caracterizada como uma condição genética que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas, que estão bem descritas na literatura. Informações sobre a magnitude das limitações motoras e cognitivas, em relação a crianças com desenvolvimento normal, ao longo do desenvolvimento infantil, são menos freqüentes. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho funcional de crianças portadoras de SD com crianças normais, aos 2 e 5 anos de idade. Quarenta crianças foram divididas em quatro grupos (n=10): crianças com SD de 2 anos e 5 anos, crianças normais de 2 anos e 5 anos; e foram avaliadas pelo teste funcional PEDI, quantificando o desempenho infantil (habilidades e independência) em três áreas: auto-cuidado, mobilidade e função social. Testes de Análises Variância Fatorial foram utilizados para comparar médias dos grupos e testar fatores de interação idade x patologia. Contrastes pré-planejados foram usados para caracterizar as diferenças encontradas. O fator de interação idade x patologia mostrou-se significativo nas habilidades de auto-cuidado e mobilidade, e na independência em mobilidade e função social. Comparações bivariadas indicaram que aos 2 anos, o desempenho de crianças normais é superior nas três áreas de habilidades funcionais e de independência. Aos 5 anos, diferenças significativas entre os grupos foram observadas nas habilidades de auto-cuidado e função social e na independência em auto-cuidado e função social. Resultados informam áreas de desempenho funcional onde o atraso apresentado por crianças com SD se manifesta aos 2 e 5 anos de idade, indicando que as diferenças observadas entre os grupos são influenciadas pela idade, não permanecendo constante no contínuo do desenvolvimento.
Apoio: Departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacionalp>
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