Autor: BRAGA,P.P.
Orientador: SENA, R.R.
Outros autores: SILVA, K L [IC/CNPQ]; SEIXAS, C T [IC/FAPEMIG];; COELHO, S.; FONSECA, R.M.G.S.;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / ENFERMAGEM SAÚDE PÚBLICA
Unidade: ESCOLA DE ENFERMAGEM
Departamento: ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
Palavras-Chave: ENFERMAGEM - PRÁTICA PEDAGÓGICA - GÊNERO
A investigação tem como objeto a prática pedagógica das docentes das Escolas de Enfermagem que participam do Projeto UNI - Uma Nova Iniciativa na Formação dos Profissionais de Saúde. Caracteriza-se como um estudo descritivo - exploratório que busca compreender o objeto proposto a partir de uma abordagem qualitativa orientada pelo método dialético. O estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos docentes das Escolas de Enfermagem, captando os elementos que sustentam esta prática, no bojo dos projetos de inovação das Escolas. A categoria gênero é considerada, na análise, como elemento da determinação do ser docente/mulher. Os dados foram construídos através da participação das docentes, em oficinas de trabalho realizadas em cada um dos cenários. As discussões das oficinas foram gravadas e transcritas e os dados foram tratados de acordo com análise proposta por Bordieu. A investigação foi realizada em 4 Escolas de Enfermagem: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina de Marília e Universidade Estadual de Londrina. A análise dos dados permite inferir que as docentes, ao refletirem sobre a prática pedagógica, relacionam esta ao processo de construção de um currículo inovador. O estudo revelou que as docentes concebem as mudanças, ocorridas em suas práticas pedagógicas e de enfermagem, associadas às exigências e necessidades dos usuários dos serviços de saúde e dos discentes. Ser docente/mulher é um fato que caracteriza a prática de ensino das docentes. O estudo evidencia um processo de mudança, na prática pedagógica das docentes, que é parte constitutiva de um currículo inovador. A prática pedagógica é considerada pelas docentes como um processo desafiador e complexo.
Apoio: FAPEMIG, CNPq, NUPEPEp>
|