Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS DA SAÚDE

As Práticas Pedagógicas dos Docentes das Escolas de Enfermagem dos cenários UNI

Autor: BRAGA,P.P.

Orientador: SENA, R.R.

Outros autores: SILVA, K L [IC/CNPQ]; SEIXAS, C T [IC/FAPEMIG];; COELHO, S.; FONSECA, R.M.G.S.;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / ENFERMAGEM SAÚDE PÚBLICA

Unidade: ESCOLA DE ENFERMAGEM
Departamento: ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA

Palavras-Chave: ENFERMAGEM - PRÁTICA PEDAGÓGICA - GÊNERO

A investigação tem como objeto a prática pedagógica das docentes das Escolas de Enfermagem que participam do Projeto UNI - Uma Nova Iniciativa na Formação dos Profissionais de Saúde. Caracteriza-se como um estudo descritivo - exploratório que busca compreender o objeto proposto a partir de uma abordagem qualitativa orientada pelo método dialético. O estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos docentes das Escolas de Enfermagem, captando os elementos que sustentam esta prática, no bojo dos projetos de inovação das Escolas. A categoria gênero é considerada, na análise, como elemento da determinação do ser docente/mulher. Os dados foram construídos através da participação das docentes, em oficinas de trabalho realizadas em cada um dos cenários. As discussões das oficinas foram gravadas e transcritas e os dados foram tratados de acordo com análise proposta por Bordieu. A investigação foi realizada em 4 Escolas de Enfermagem: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina de Marília e Universidade Estadual de Londrina. A análise dos dados permite inferir que as docentes, ao refletirem sobre a prática pedagógica, relacionam esta ao processo de construção de um currículo inovador. O estudo revelou que as docentes concebem as mudanças, ocorridas em suas práticas pedagógicas e de enfermagem, associadas às exigências e necessidades dos usuários dos serviços de saúde e dos discentes. Ser docente/mulher é um fato que caracteriza a prática de ensino das docentes. O estudo evidencia um processo de mudança, na prática pedagógica das docentes, que é parte constitutiva de um currículo inovador. A prática pedagógica é considerada pelas docentes como um processo desafiador e complexo.

Apoio: FAPEMIG, CNPq, NUPEPEp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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