Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS DA SAÚDE

OS PROJETOS UNI COMO CENÁRIO DE NOVAS EXPERIÊNICAS NA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autor: SILVA, K.L.

Orientador: SENA, R.R.

Outros autores: COELHO, S.; GONÇALVES, A.; BRAGA, P.P. [IC/CNPQ]; GUIMARÃES, J.;;

Linhas de pesquisa no CNPq: ENFERMAGEM / ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA

Unidade: ESCOLA DE ENFERMAGEM
Departamento: ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA

Palavras-Chave: ENSINO - PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - MUDANÇA CURRICULAR

O estudo analisa as transformações do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Graduação em enfermagem no Brasil que desenvolvem o Projeto UNI: Faculdade de Medicina de Marília, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo a análise das estratégias e mecanismos utilizados pelos cursos para transformações no modelo de ensino de enfermagem, enfatizando as experiências em novos cenários de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, que ancora-se no materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico. Os dados foram obtidos através de grupo focal com docentes, discentes, enfermeiros de serviço e comunidade, envolvidos no processo de ensino da enfermagem. A compreensão dos discursos dos atores-informantes permitiu evidenciar que a diversificação dos cenários onde ocorrem as práticas apresenta-se como um elemento de mudança nos modelos de ensino de enfermagem, buscando uma formação mais ativa, reflexiva e crítica. Evidencia-se que as práticas ocorrem em cenários de construção do SUS, buscando uma interação entre Universidade, serviços e comunidade. Conclui-se que a integração entre os diferentes atores (docentes, discentes e pessoal de serviço) presentes nos cenários de ensino faz-se necessária como um sinalizador dos rumos a serem seguidos na transformação da educação em enfermagem e exige a adoção de metodologias ativas de ensino, enfoque na interdisciplinaridade e no trabalho multiprofissional.

Apoio: FAPEMIG, CNPq, NUPEPEp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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