Autor: DINIZ, BSO
Orientador: TAVARES, BSO
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIENCIA DA SAÚDE / PSIQUIATRIA
Unidade: FACULDADE DE MEDICINA
Departamento: NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA
Palavras-Chave: MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL - ESCOLARIDADE - IDOSOS
Introdução: O baixo nível educacional e idade de início da escolaridade variável são comuns entre os idosos brasileiros. Objetivos: Avaliar o impacto da idade, do nível educacional e da idade de início da escolaridade na performance cognitiva de uma amostra de idosos residentes na comunidade, usando o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Métodos: Visitas domiciliares foram realizadas entre agosto de 2001 e junho de 2002 em uma comunidade da região oeste de Belo Horizonte - MG, durante as quais o MEEM foi aplicado nos indivíduos acima de 65 anos de idade. Resultados: Foram examinados 176 indivíduos (61 homens e 115 mulheres). A idade variou de 65 a 97 anos (mediana= 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana= 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana= 23 pontos). A pontuação no MEEM se correlacionou negativamente com a idade (rs= -0,294; P < 0,0001) e positivamente com o nível educacional (rs= 0,469; P < 0,0001) dos indivíduos. Já a idade de início da escolaridade se correlacionou negativamente com a pontuação no MEEM, porém não foi estatisticamente significante (rs= - 0,120; P < 0,476; N= 95). Conclusão: Mesmo em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Também, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM. A idade de início da escolaridade não influenciou significativamente os resultados no MEEM.
Apoio: CNPqp>
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