Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS DA SAÚDE

Estudo da influência do trabalho infantil na saúde de crianças beneficiadas pelo Projeto Bolsa Escola do Governo Federal

Autor: SANTOS, S.A.

Orientador: ASSUNÇÃO, A. A.

Outros autores: SANTANA, J.A.;;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / MEDICINA PREVENTIVA

Unidade: FACULDADE DE MEDICINA
Departamento: MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL

Palavras-Chave: TRABALHO INFANTIL, - PROJETO BOLSA ESCOLA -

Este estudo, que foi idealizado a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação, objetiva fazer o reconhecimento, a descrição e a análise dos fatores causais e resultantes do trabalho infantil em uma população específica que corresponde às famílias das crianças beneficiadas pelo Projeto Bolsa Escola do Governo Federal. O estudo, ainda em andamento, foi limitado à cidade de Belo Horizonte, que compreende, atualmente, um total de 35130 crianças inscritas. A metodologia do estudo consistirá em analisar as fichas de inscrição de cada criança separadamente bem como cruzar dados epidemiológicos através de software especializado. Cada ficha contém informações sobre as condições sócio-econômicas da família do bolsista e observações diversas registradas por profissionais do programa em visitas inspecionais prévias. A demanda por esse estudo originou-se das observações desses profissionais, que recolheram depoimentos das mães bolsistas sobre a manutenção de seus filhos trabalhando apesar da inserção no programa . Também, denúncias dos vizinhos de dois casos de morte em crianças beneficiadas fortaleceram a necessidade de investigação da não aderência dessas famílias ao objetivo principal do projeto que é afastar as crianças do trabalho de rua. Os resultados da pesquisa permitirão um entendimento mais claro da dinâmica das famílias e poderá auxiliar na tomada de novas decisões envolvendo a organização e o gerenciamento do programa, além de identificar danos para a saúde onde o trabalho infantil existir.

Apoio: Fundacentro, Unitrabalho, Secretaria Municipal de Educação.p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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