Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Comparação da tensão cicatricial da pele em diferentes segmentos da região dorsal em ratos orquiectomizados e não orquiectomizados.

Autor: RODRIGUES, F.H.O.C.

Orientador: PETROIANU, A.

Outros autores: CARNEIRO, B.G.M.C. [PROBIC/FAPEMIG]; VELOSO, D.F.M. [VOLUNTÁRIO]; COSTA, G.R. [VOLUNTÁRIO]; FIGUEIREDO, J.A. [OUTROS];;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / CIRURGIA EXPERIMENTAL

Unidade: FACULDADE DE MEDICINA
Departamento: CIRURGIA

Palavras-Chave: ORQUIECTOMIA, HIPOGONADISMO - CICATRIZAÇÃO - RATO

INTRODUÇÃO: A distribuição de colágeno em seres vivos não é homogênea. Regiões mais expostas a agressões parecem ter uma quantidade superior de colágeno. Poucos estudos foram feitos para elucidar este aspecto. OBJETIVO: Avaliar a tensão cicatricial em diferentes segmentos da região dorsal em ratos. MÉTODOS: Utilizou-se 42 ratos Wistar machos, jovens e adultos, pesando entre 250g e 400g. Em cada rato foram criadas cicatrizes na pele, através de incisão cirúrgica linear longitudinal, no terço proximal e distal da região dorsal, para avaliação da tensão destas em 7 e 21 dias. Os animais foram divididos em 4 grupos: Grupo 1A - controle adulto (n = 10), Grupo 2A - ratos orquiectomizados adultos (n = 11), Grupo 1B - controle jovem (n = 11) e Grupo 2B - ratos orquiectomizados jovens (n = 10). RESULTADOS: A tensão da cicatriz é mais intensa no terço proximal e se manifesta nitidamente no 21o dia de cicatrização. CONCLUSÃO: A maior tensão cicatricial encontrada no terço proximal pode ser devida à distribuição do colágeno de maneira heterogênea na pele em diferentes segmentos do corpo.

Apoio: CNPq e FAPEMIGp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br