Autor: FERREIRA, C.M.
Orientador: PAIVA, S.M.
Outros autores: OLIVEIRA, A C B [CAPES]; PORDEUS,I A;;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE / ODONTOPEDIATRIA
Unidade: FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Departamento: ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Palavras-Chave: TÉCNICAS DE MANEJO DO COMPORTAMENTO - PAIS - CRIANÇAS / DEFICIÊNCIA MENTAL
Existe pouca informação sobre a aceitação dos pais a respeito do uso de técnicas de contenção durante um atendimento odontológico da criança portadora de deficiência mental. Desse modo, foi realizado um estudo para avaliar a aceitação dos pais em relação aos métodos de contenção utilizados nestas crianças durante a consulta odontológica. Este trabalho foi aprovado pelo COEP/UFMG. Participaram 15 pais de alunos portadores de deficiência mental, na faixa etária de 04 a 14 anos, da APAE de BH-MG. Após assinatura do termo de consentimento, cada um respondeu a uma entrevista com questões relacionadas ao tema e assistiu a um vídeo contendo cenas de quatro técnicas de contenção: contenção passiva, sedação, contenção ativa e anestesia geral. Cada entrevistado marcou, em um diagrama, se aceitava ou não em seu filho (a) o uso de cada técnica exibida em três tipos de procedimento (profilaxia, restaurador e cirúrgico). Independente do procedimento a ser realizado, as técnicas mais rejeitadas foram contenção passiva (66,7%) e anestesia geral (60%); e as mais aceitas foram contenção ativa (66,7%) e sedação (60%). Não houve uma relação estatisticamente significativa entre a aceitação da técnica pelo participante e a idade do aluno (a) (p>0,05). Não houve uma diferença estatisticamente significativa entre o fato da criança já ter vivenciado a experiência com algum método de contenção e a aceitação do participante sobre cada técnica exibida (p>0,05). Assim, o tipo de procedimento a ser realizado na criança não influenciou na decisão dos pais sobre o tipo de contenção a ser utilizada. As técnicas de contenção ativa e sedação foram as mais aceitas pelos pais, independente da idade da criança e do fato dela já ter tido experiência com alguma das técnicas exibidas.
Apoio: PROBIC/ FAPEMIGp>
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