Autor: ROCHA, P. M. F.
Orientador: SILVA, G. G.
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA / FÍSICO-QUÍMICA
Unidade: INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Departamento: QUÍMICA
Palavras-Chave: POLI(METILMETACRILATO) - POLIESTIRENO - BLENDA IMISCÍVEL
O estudo de misturas de polímeros é importante na área de materiais, pois a busca de um sistema com um conjunto de propriedades adequadas é muitas vezes viável através da combinação de dois ou mais polímeros em blendas. O trabalho de pesquisa aqui relatado visa a utilização de várias técnicas de preparação de blendas com o intuito de demonstrar as diferenças de propriedades de um mesmo material obtido por diferentes métodos de fabricação. O sistema analisado é composto de poli(metilmetacrilato) e poliestireno, polímeros imiscíveis. Amostras utilizadas: poli(metilmetacrilato) (PMMA) de Mw=120.000; poliestireno (PS 1) de Mw=280.000 e o poliestireno (PS 2). O PS 2 foi submetido às análises de Espalhamento de Luz e Cromatografia de Permeação em Gel, obtendo-se massas moleculares Mw=4,4 104 e Mw=1,0 105 respectivamente. Blendas de PMMA/ PS 1 com 40 e 60% de PMMA foram preparadas pelo método de "casting" e blendas PMMA/ PS 2 40:60 e 60:40 foram preparadas mecanicamente e por "casting". Todas as amostras foram caracterizadas a partir das técnicas de análise térmica: Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Termogravimetria (TG). As blendas mecânicas e as de "casting" preparadas com PS 2 apresentaram dois valores de transição vítrea (Tg). Para as blendas de casting preparadas com PS 1 as análises de DSC, indicaram somente uma Tg. Esses resultados são conseqüência do fato dos polímeros, PS 1 e PMMA puros utilizados, possuírem valores de Tg próximos. Os resultados obtidos na DSC para as blendas estão na tabela 1. Todas as blendas analisadas indicaram mais de uma etapa de degradação na Termogravimetria. As curvas DSC quando analisadas em detalhe fornecem indicações de que as blendas de "casting" são mais homogêneas que as blendas mecânicas.
Apoio: CNPqp>
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