Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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ENGENHARIAS

Tecnologia CAD, Programação de Internet e Multimídias Aplicadas ao ensino de Engenharia à distância - Educação à distância em rede de alta velocidade - REMAV - BH2 Sub-Projeto: Conteúdo digital para o curso de Estruturas Isostáticas via Internet

Autor: LAS CASAS, R.S.

Orientador: FRANCO, J.R.Q.

Outros autores: GNÇALVEZ, A.M.;;

Linhas de pesquisa no CNPq: ENGENHARIAS / SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Departamento: ENGENHARIA DE ENTRUTURAS DA UFMG

Palavras-Chave: PROGRAMAÇÃO DE INTERNET - RECURSOS MULTIMÍDIAS - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O presente projeto tem como objetivo global o desenvolvimento de novas tecnologias e de conteúdos digitais para auxiliar na relação ensino/aprendizado presencial e a distância. Para isso, foi montada a estrutura de uma "Escola Virtual" (E.V.) para simular os processos de uma escola convencional. O objetivo específico do projeto é o desenvolvimento de conteúdo digital para a Internet para um curso de Estruturas Isostáticas. A estrutura do curso está sendo desenvolvida utilizando tecnologias CAD e da informação, programação, comunicação e banco de dados. Outros recursos tecnológicos disponíveis dentro da estrutura do curso, que auxiliam o aprendizado, a superação das dúvidas, maior interação/comunicação entre os alunos e entre os alunos e professores minimizando, de certa forma a ausência do contato pessoal são: agenda, grupos de discussões, FAQ, área de transferência, bibliografia, ferramenta de busca. O conteúdo digital do curso foi dividido em módulos e é apresentado na forma de uma apostila/livro digital. Os conceitos contidos nestes módulos são apresentados através de textos e hipertextos, complementados com animações, fotografias/imagens, vídeos, entre outros recursos. Listas de exercícios, exercícios resolvidos e avaliações também fazem parte do conteúdo do curso visando estimular o aluno a medir o próprio aprendizado. Assim, o aluno terá ferramentas que permitirão e facilitarão a percepção das dificuldades e da compreensão dos assuntos abordados. Outro aspecto relevante da estrutura do curso é o banco de dados da E.V., de onde os alunos e, especialmente os professores, podem extrair informações sobre o andamento do curso e a situação de cada aluno dentro daquele contexto. O curso em questão encontra-se no site do CADTEC: www.cadtec.dees.ufmg.br/NucleoEAD

Apoio: CNPqp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br