Autor: FERNANDES, L.C.
Orientador: CAMINHAS, W.M.
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: ENGENHARIAS / ENGENHARIA ELÉTRICA
Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Departamento: ENGENHARIA ELÉTRICA
Palavras-Chave: DETECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE FALHAS - VAZAMENTO - DUTOS
O sistema de dutos é o meio mais econômico para transportar petróleo e seus derivados, interligando plataformas, refinarias, terminais marítimos e parques de estocagem aos centros distribuidores. A integridade do sistema deve ser garantida cosntantemente, de forma a evitar vazamentos que, além do prejuízo financeiro, podem provocar desastres ecológicos. É neste contexto que o projeto está situado. Foi desenvolvido um sistema computacional, baseado em inteligência computacional, para a detecção e o diagnóstico de falhas em dutos. Na primeira etapa do projeto, forma implementados modelos que permitem a simulação de falhas em dutos. Estes modelos foram utilizados na geração de uma base de dados contendo informações de diversos cenários de falha. Na segunda etapa, foram formulados e implementados modelos para detecção e diagnóstico de falhas. Tais modelos são baseados em técnicas de inteligência computacional (redes neurais artificiais e sistemas fuzzy) e transformada de Fourier. Na terceira etapa, a base de dados gerada foi utilizada para validar os modelos desenvolvidos na segunda etapa. O sistema desenvolvido foi validado com dados reais da planta da REGAP/Petrobras. Foi usada uma base com dados reais contendo aproximadamente 50.000 registros, coletados a uma taxa de 1 registro por minuto. O índice de acerto foi de aproximadamente 95%. O sistema foi implantado, para operação em tempo real, na refinaria REGAP/Petrobrás, e encontra-se em fase de testes.
Apoio: CNPqp>
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