Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

ENGENHARIAS

DESENVOLVIMENTO DE COMPONENTE DE VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL UTILIZANDO BIBLIOTECA GRÁFICA OPENGL

Autor: FALQUETO, T. S.

Orientador: MESQUITA, R. C.

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: ENGENHARIAS / CIRCUITOS ELÉTRICOS, MAGNÉTICOS E ELETRÔNICOS

Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Departamento: ENGENHARIA ELÉTRICA

Palavras-Chave: PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - MODELADOR DE SÓLIDOS - SUBSISTEMA DE INFERFACE; OPENGL

Este trabalho é um subprojeto do projeto de desenvolvimento de um Modelador de Sólidos a ser utilizado na definição da geometria de modelos computacionais 3D, visando a geração de malhas de elementos finitos para resolução de problemas eletromagnéticos. O modelador está dividido em quatro subsistemas principais, funcionalmente interligados: Interface, responsável pela criação, edição e visualização dos sólidos; Modelagem, que engloba as operações de manipulação da forma; Representação, que gerencia o acesso às estruturas de dados e Geração da Malha de Elementos Finitos sobre o modelo. Utiliza-se o ambiente de desenvolvimento Borland C++ Builder acoplado à biblioteca gráfica OpenGL. Tornou-se conveniente o desenvolvimento de um componente funcional próprio, responsável por integrar os recursos da OpenGL ao ambiente de programação adotado. Assim, este trabalho concentra-se no subsistema de Interface, mais especificamente na descrição do funcionamento dos componentes no Builder e no desenvolvimento de um componente gráfico a ser utilizado na interface visual do modelador. O componente em questão disponibiliza os recursos da OpenGL para criação e visualização dos modelos geométricos tridimensionais. A classe criada para o componente herda propriedades de uma classe base do Builder. Propriedades e métodos adicionais foram acoplados ao código. Além disso, foi necessário implementar o tratamento dos eventos do processo de desenho. Alguns testes foram realizados, onde as operações de rotação de câmera, zoom, reposicionamento e desenho de modelos em 3D executaram corretamente. O uso deste componente juntamente com a bilbioteca gráfica OpenGL vem apresentando resultados satisfatórios na visualização de modelos geométricos simples, como esferas, cubos, cones e pirâmides.

Apoio: CNPqp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br