Autor: SOBREIRA, A.E.C.
Orientador: CIMINI JUNIOR
Outros autores: RIBEIRO, G.T.S.;;
Linhas de pesquisa no CNPq: ENGENHARIAS / AERODINÂMICA
Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Departamento: ENGENHARIA MECÂNICA
Palavras-Chave: AERODESIGN - AERODINÂMICA - AEROMODELO
A escolha dos parâmetros geométricos e aerodinâmicos da asa das aeronaves envolvidas na competição AeroDesign da SAE-Brasil envolve forma em planta, envergadura, afilamento, coeficientes de sustentação e arrasto nos perfis e o baixo Reynolds envolvido. Com o objetivo de selecionar os valores para tais grandezas, foi desenvolvida uma análise parametrizada. O primeiro item a ser avaliado na concepção de uma asa é o perfil aerodinâmico e os perfis Selig 1223, Selig 1210 e Wortmann FX74CL5140 se destacaram na competição por permitir elevados valores de carga útil transportada (principal objetivo). Visando o melhor desempenho aerodinâmico, investigou-se as variações do coeficiente de sustentação máximo (cLmáx) produzido pela asa e de sua máxima razão de planeio (cL/cD)máx para as diferentes escolhas dos parâmetros geométricos da asa. O cLmáx influi diretamente no valor da carga útil transportada e a razão de planeio está associada ao desempenho da aeronave durante a decolagem. Para avaliá-los simultaneamente, estabeleceu-se para a asa um índice de qualidade aerodinâmica, um de qualidade estrutural . Assim, um bom projeto de asa está associado ao aspecto aerodinâmico conjugado ao estrutural, principalmente quando a carga útil transportada é o objetivo . Para tanto, calculou-se os valores dos esforços solicitantes para cada asa. A avaliação global da qualidade é feita multiplicando-se os dois índices estabelecidos. Conclui-se que o perfil Selig 1210 fornece asas com melhores características aerodinâmicas e estruturais simultaneamente por apresentar maiores valores de IQ. Analisando-o apenas, uma asa com envergadura de 2,50m apresenta o maior valor de IQ como conseqüência de suas características estruturais, aumentando com a redução do afilamento (0,5 sendo o melhor).
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