Autor: RIBEIRO, G.T.S
Orientador: CIMINI JUNIOR
Outros autores: BARROS, J E M;; SOBREIRA, A.E.C [PIBIC/CNPQ];
Linhas de pesquisa no CNPq: ENGENHARIAS / EQUIPAMENTOS AUXILIARES DO SISTEMA PROPULSIVO
Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Departamento: ENGENHARIA MECÂNICA
Palavras-Chave: AERODESIGN - HÉLICES - AEROMODELO
A finalidade é estabelecer uma metodologia de análise comparativa do desempenho de hélices para aeromodelos que utilizam o motor OS.61 FX, conforme regras da competição SAE AeroDesign . A bancada adaptada com um suporte para o conjunto motor-hélice faz a coleta direta de: tempo, rotação, posição do acelerador, tração e peso do combustível. Toda a análise realizada foi estática (ausência de vento relativo). A tração estática representa uma condição de desempenho da hélice próxima às condições de decolagem e o estado crítico está no momento em que o motor adquire potência máxima e a velocidade do vento relativa nula (instante de arrancada para decolagem). A partir da adequação de seus diâmetros ao motor especificado, escolheram-se as hélices e avaliou-se passos diferentes. Ensaiaram-se então as seguintes hélices em que o primeiro número especifica o diâmetro e, o segundo, o passo (polegadas): 13x4, 13x4W, 13x6, 12,5x6. A posição do acelerador é controlada por um servo e a sua abertura monitorada até 100% de sua máxima rotação. Esse ponto é importante por indicar qual tração poderá ser efetivamente utilizada para vencer a inércia do avião no instante de arrancada para decolagem. O acelerador é então fechado regressivamente. Assim, atende-se ao objetivo de decolar e pousar com a maior carga útil possível em uma pista com comprimento limitado. Foram realizados três ensaios para cada hélice. Os dados obtidos forneceram curvas Tração x Rotação. Listou-se também os valores de tração máxima e a variação percentual para cada. A análise dos resultados indica que a APC 13 x 4 é a melhor para o uso com o motor de aeromodelo OS.61 FX. Sua tração máxima é 24 % superior à segunda , tendo um bom desempenho para permitir que o aeromodelo decole com uma maior carga útil.
Apoio: CEFET-MGp>
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