Autor: ALVES, MARCO AURÉLIO S.
Orientador: PINTO, P. R. M.
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / FILOSOFIA / EPISTEMOLOGIA
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: FILOSOFIA
Palavras-Chave: INTERPRETAÇÃO RADICAL - LINGUAGEM / MUNDO - ABORDAGEM SISTÊMICA
Esta pesquisa se insere no Projeto Integrado "Elementos para uma Teoria da Argumentação", coordenado pelo Prof. Paulo Roberto Margutti Pinto, que tem como objetivo desenvolver uma concepção sistêmica de racionalidade que seja capaz de explicar a maneira pela qual argumentamos. Para tanto, a consideração das idéias de Donald Davidson é bastante relevante. Seu conceito de "interpretação radical" defende que podemos interpretar o comportamento linguístico de um grupo de falantes, do qual não temos nenhum conhecimento prévio de suas crenças ou do significado de seus proferimentos, a partir da observação da interação racional de seus comportamentos e da relação causal entre eles e objetos no mundo. Essa segunda relação é particularmente problemática pois, uma vez que linguagem e mente organizam-se holisticamente e que o significado é dado pela relação de coerência da sentença no interior da linguagem ou da crença no interior do conjunto de crenças, parece vetada qualquer relação de correspondência com o mundo. Mas Davidson rejeita uma postura puramente coerentista e anti-realista e, com o conceito de "objeto de crença" atuando causalmente na determinação de crenças, ele aponta para uma relação linguagem / mundo fundada em bases inovadoras. Sua epistemologia defende que conhecimento de si, do outro e do mundo são inseparáveis e surgem juntos. Não se pode falar aí numa oposição entre esquema conceitual e componente empírico do conhecimento, entre subjetivo e objetivo, ou entre linguagem e mundo. Tal distinção não poderia ser desenhada, pois as atitudes proposicionais já seriam, desde o surgimento, causal-semântico-epistemologicamente interconectadas com objetos no mundo. É nesse universo conceitual que surge sua crítica ao "significado-estímulo" de Quine (preso à distinção esquema conceitual / experiência) e sua defesa da relação causal entre crenças e objetos de crenças. Pretendemos, neste trabalho, comparar a proposta davidsoniana com a abordagem sistêmica que defende a existência de relações causais (acoplamentos estruturais) ligando formas de vida ao ambiente. Nosso objetivo é analisar o conceito de "objeto de crença" e avaliar quais as vantagens de Davidson em relação à abordagem sistêmica para se pensar a relação linguagem / mundo.
Apoio: CNPqp>
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