Autor: CABRAL, F.L.
Orientador: GUIMARÃES, C. G.
Outros autores: BRETAS, M. B. A. S.; FRANÇA, V. R. V.; SILVA, R. H. A.; VAZ, P. B. F.;;
Linhas de pesquisa no CNPq: TEORIA DA COMUNICAÇÃO / PROCESSOS COMUNICATIVOS
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Palavras-Chave: NARRATIVAS - ALTERIDADE - IDENTIDADE
O subprojeto "vida nas cidades: a narrativa cinematográfica e a experiência urbana" se propõe a analisar como os "outros sociais" são vistos no cinema brasileiro de temática urbana da década de 90. A expressão "outros sociais" se refere a todos os excluídos socialmente de forma perversa, como os moradores de favelas e periferias, os presidiários, as crianças de rua. Nosso subprojeto está inserido no projeto "Narrativas do cotidiano: na mídia, na rua", que se presta a captar as narrativas dos outros sociais ou sobre eles em vários meios (internet, imprensa, espaço público). As perguntas norteadoras de nosso projeto são: como o sujeito constrói sua identidade em relação aos outros? De que lugar social ele fala? Como se dá a relação entre o sujeito e a sociedade na qual se inclui? Como se manifesta a alteridade do indivíduo? Elegemos as crianças, adolescentes e jovens pobres, tanto das favelas como das periferias, como nossos sujeitos. "Orfeu" (Cacá Diegues), "Como nascem os anjos" ( Murilo Salles), "Central do Brasil" (Walter Salles) e "Quem matou Pixote?" (José Joffili) são os títulos que tratam desse universo e nos servem de corpus. Podemos inferir que as relações entre os outros sociais e a sociedade em geral se dão principalmente sob o signo da violência e do preconceito. Os jovens narrados pelo cinema são, em grande medida, muito influenciados pelo meio em que vivem, mas revelam traços de alteridade.
Apoio: CNPq FAPEMIG UFMGp>
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