Autor: TAVARES, F. M. B.
Orientador: VAZ, P. B. F.
Outros autores: BRETAS, M. B. A. S.; FRANÇA, V. R. V.; GUIMARÃES, C. G.; SILVA, R. H. A.;;
Linhas de pesquisa no CNPq: TEORIA DA COMUNICAÇÃO / COMUNICAÇÃO VISUAL
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Palavras-Chave: CIDADE - ALTERIDADE - FOTOJORNALISMO
A representação dos negros-mestiços no imaginário popular brasileiro está diretamente ligada à condição histórica desses sujeitos em nosso país. Em vários estudos e no próprio cotidiano percebe-se a alteridade como determinante das relações sociais em que estes estão envolvidos. O debate atual sobre racismo e democracia racial comprovam a presença do tema em nossa sociedade. Entendendo a imagem como participante importante nesse processo, o subprojeto "A representação visual do Outro na mídia impressa" integrado no projeto de pesquisa "Narrativas do cotidiano: na mídia, na rua", propõe apreender como os negros-mestiços estão visualmente representados nas páginas dos principais veículos da mídia impressa nacional. Após seleção e tratamento de recorte empírico de pesquisa - os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de Minas - percebeu-se a predominância das representações do negro nos cadernos cuja temática é o cotidiano: os cadernos conhecidos como "cidades". Partindo desse resultado, e com base na idéia de que o jornal é em si uma narrativa sobre o real e o vivido, buscar-se compreender quais os temas presentes nessa editoria e como os negros-mestiços nelas se inserem. Qual é a cidade pensada pelos jornais? Quais os territórios do cotidiano ali delimitados? Em que sentido se dá a alteridade nesse contexto? Quem é o negro-mestiço sujeito da cidade real e da cidade do jornal? Pretende-se assim realizar uma narrativa, tendo como exercício, a releitura dos cadernos FOLHA COTIDIANO (Folha de S. Paulo), RIO (O Globo) e GERAIS (Estado de Minas).
Apoio: CNPq FAPEMIG UFMGp>
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