Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

CIÊNCIAS HUMANAS

Brincar e Desenvolvimento Humano: um estudo comparativo em diferentes faixas etárias

Autor: DIAS, L. V. P.

Orientador: CARVALHO, A. M.

Outros autores: PAIVA, T B [PIBIC/CNPQ];;

Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO / PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: BRINCAR - DESENVOLVIMENTO - ONTOGÊNESE

As mudanças ocorridas nos últimos tempos nas concepções de infância trazem para primeiro plano o brincar como atividade principal da criança. É esta atividade que, ultimamente, começa a ser melhor pesquisada e estimulada por setores educacionais que vislumbram sua relevância para o desenvolvimento infantil. O objetivo dessa pesquisa era investigar e caracterizar o comportamento de brincar de 542 crianças de 3 a 6 anos, de ambos os sexos, na situação de recreação livre procurando estabelecer correlações com o desenvolvimento infantil em função das variáveis sexo e idade. O registro das sessões (duração média de 60 minutos) foi feito em vídeo para posterior análise microgenética dos espisódios. Os episódios do comportamento de brincar foram analisados pela sua composição grupal, gênero dos participantes, sistema interacional envolvido, conteúdo e caráter social da brincadeira e estilos interacionais. Foram analisados 4844 episódios de brincar que indicaram que, na faixa etária investigada, o sistema interacional criança-criança é o mais envolvido, com interações complementares entre as crianças, de caráter pró-social. Quanto ao conteúdo, as brincadeiras de faz-de-conta são as de maior ocorrência. Estes resultados podem servir como referência para a organização do projeto pedagógico de instituições de educação infantil visando a utilização do brincar como um processo mediador da aprendizagem. Quanto à psicologia do desenvolvimento, a investigação contribui para estabelecer indicadores diagnósticos processuais do desenvolvimento humano, entre eles a competência social, habilidade considerada fundamental para a vivência de relações saudáveis na vida adulta.

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br