Autor: DIAS, L. V. P.
Orientador: CARVALHO, A. M.
Outros autores: PAIVA, T B [PIBIC/CNPQ];;
Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO / PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA
Palavras-Chave: BRINCAR - DESENVOLVIMENTO - ONTOGÊNESE
As mudanças ocorridas nos últimos tempos nas concepções de infância trazem para primeiro plano o brincar como atividade principal da criança. É esta atividade que, ultimamente, começa a ser melhor pesquisada e estimulada por setores educacionais que vislumbram sua relevância para o desenvolvimento infantil. O objetivo dessa pesquisa era investigar e caracterizar o comportamento de brincar de 542 crianças de 3 a 6 anos, de ambos os sexos, na situação de recreação livre procurando estabelecer correlações com o desenvolvimento infantil em função das variáveis sexo e idade. O registro das sessões (duração média de 60 minutos) foi feito em vídeo para posterior análise microgenética dos espisódios. Os episódios do comportamento de brincar foram analisados pela sua composição grupal, gênero dos participantes, sistema interacional envolvido, conteúdo e caráter social da brincadeira e estilos interacionais. Foram analisados 4844 episódios de brincar que indicaram que, na faixa etária investigada, o sistema interacional criança-criança é o mais envolvido, com interações complementares entre as crianças, de caráter pró-social. Quanto ao conteúdo, as brincadeiras de faz-de-conta são as de maior ocorrência. Estes resultados podem servir como referência para a organização do projeto pedagógico de instituições de educação infantil visando a utilização do brincar como um processo mediador da aprendizagem. Quanto à psicologia do desenvolvimento, a investigação contribui para estabelecer indicadores diagnósticos processuais do desenvolvimento humano, entre eles a competência social, habilidade considerada fundamental para a vivência de relações saudáveis na vida adulta.
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