Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

DIFERENCIAÇÃO ENTRE A NOÇÕES DE SIGNIFICADO PELO USO E A BASEADA EM RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA.

Autor: CÓRDOVA, L. F.

Orientador: MEDEIROS, C.A.

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / HISTORIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: NOÇÃO DE SIGNIFICADO - SIGNIFICADO PELO USO - RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA

Um dos pontos mais revolucionários da proposta skinneriana de análise funcional do comportamento verbal é a noção de significado. As visões tradicionais de significado, como a proposta de Stuart Mill, defendiam que o significado era uma relação entre a palavra e seu referente abstrato ou concreto. Já Skinner, em concordância com Wittgenstein, sustenta que o significado das expressões verbais está no seu uso, isto é, as expressões verbais são respostas verbais e seu significado está na contingência de três termos na qual esta resposta está inserida. A noção sustentada por Skinner não foi inteiramente aceita dentre todos os Analistas do Comportamento, favorecendo novas formulações de significado dentro da tradição Analítico Comportamental. A noção de relação de equivalência foi apresentada como uma alternativa comportamental para lidar com noção de significado. Símbolos verbais e os objetos que estes representam seriam agrupados em classes de equivalência, possibilitando a substituição de um estimulo por outro. O indivíduo seria capaz de responder a um estímulo verbal não por este apresentar uma função dentro de um determinado contexto, e sim por fazer parte da mesma classe do objeto que este representa, respondendo ao estimulo verbal como se esse fosse o objeto. Assim, o significado de uma palavra seria o conjunto de eventos que fazem parte da mesma classe de equivalência. Aparentemente essa noção de significado com base em classes de equivalência guarda semelhanças com a idéia de significado e referente apresentada por Stuart Mill. Estas relações permitiriam a substitutabilidade das palavras e os objetos representados por elas, e a compreensão das expressões verbais se daria através das relações de significado ou equivalência entre palavras e objetos.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
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