Autor: IVO, DANIELA MARIA TEIXEIRA SILVEIRA
Orientador: VIEIRA, TEREZINHA
Outros autores: MATOS, DANIELLE PEREIRA [PIBIC/CNPQ];;
Linhas de pesquisa no CNPq: /
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: DEPSICOLOGIA
Palavras-Chave: BRINCAR - LEUCEMIA - INTERACAO
Apoiados no pressuposto de que sobretudo o brincar social mobiliza aspectos saudáveis das crianças enfermas e pode reduzir a tensão de ambientes hospitalares, investigamos, nesse estudo, como crianças com leucemia em duas fases diferentes de seu tratamento - fase critica e de manutenção- com tratamentos mais e menos intensificados, investem no brincar social. Método : participantes : 9 criancas com leucemia entre 8 e 12 anos, 3 delas em fase critica e 6 em fase de manutenção que freqüentavam o Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clinicas para tratamento. Material: brinquedos, jogos, material de papelaria; filmadora. Procedimento: 2 pesquisadores convidavam as crianças para brincar em um ou outro de dois cantos de brincar disponibilizados para as crianças na sala de espera do ABF e, enquanto um brincava o outro filmava, depois de se ter obtido o consentimento dos pais para tal. Foram realizadas, assim, 8 sessoes de vídeo-gravacoes de 40 a 60 minutos cada, uma vez por semana durante x semanas. Focalizava-se, durante as mesmas, as crianças com leucemia presentes, uma por vez, por 15 minutos cada, em ordem aleatória, tendo se identificado previamente cada criança quanto a fase do tratamento em que se encontrava.Foram feitas analises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos,com base em categorias pré-determinadas e analises microgeneticas.Resultados: houve uma tendência maior do brincar solitário para as crianças da fase critica ao passo que o brincar social se mostrou mais no grupo daquelas em manutenção.Conclusões: a brincadeira pode ter diferentes funções para a criança com leucemia em diferentes fases do seu tratamento o que e importante de ser considerado no ambiente hospitalar e tratamento dessas criancas
Apoio: PIBIC(CNpq)p>
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