Autor: AMARAL, G.A.
Orientador: PINHEIRO, A.M.V.
Outros autores: ROCHA CAMPOS, H;; YOSHIHARA, C. [PIBIC/CNPQ]; REIS, C.;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIENCIAS HUMANAS / PSICOLOGIA COGNITIVA
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA
Palavras-Chave: LEITURA - RECONHECIMENTO DE PALAVRAS - FONÉTICA
Nas tarefas de leitura em voz alta de palavras isoladas, o tempo de reação (TR) é marcado com base no tempo gasto entre a apresentação de um estímulo na tela de um computador e o início da emissão de sua pronúncia pelo sujeito. Alguns fonemas ao serem pronunciadas emitem um jato de ar forte, outros, são precedidos por um tempo de silêncio. Este estudo considera influência da natureza do fonema inicial dos estímulos usados nas tarefas de leitura em voz alta na medida de TR. Se a natureza fonética do primeiro fone da palavra influencia a medida de TR, isso significa que nas tarefas de leitura em voz alta as palavras de alta e baixa freqüência, regulares e irregulares devem começar com o mesmo som. Apresentou-se a crianças da 1ª à 4ª série e adultos uma lista de 58 palavras variando na natureza fonética de seu som inicial - vogal, oclusiva (vozeada e não vozeada), fricativa (vozeada e não vozeada), nasal ou lateral - e o TR foi registrado. Os resultados mostram que as consoantes nasais e as vogais (o, a) apresentaram o menor TR em todas as séries e no grupo de adultos, sendo que os fones R (fricativo glotal) e u apresentaram maior TR. Observou-se uma progressão crescente nas medidas de TR que variou dos soantes aos obstruintes dentro de cada grupo. O comportamento do u mostrou-se bastante curioso, pois não acompanhou as demais vogais e apresentou o maior TR em todos os grupos.
Apoio: Fapemig e CNPq.p>
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