Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

Investigando a relação educador brincar como uma das possibilidades de transformação da ação educativa na creche.

Autor: TOLEDO, F.C

Orientador: VIEIRA, T.

Outros autores: PADUA,C C P [VOLUNTÁRIO]; REIS, C D'A [VOLUNTÁRIO];; MENDES, L.G [IC/FAPEMIG];

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: BRINCAR - CRECHE - FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Considerando abordagens teóricas e empíricas que privilegiam o brincar como fonte do desenvolvimento da criança e a importância que esta atividade vem assumindo na educação infantil, objetivamos, no presente estudo, investigar se e como variariam as concepções/ações de educadores de uma creche relacionadas ao brincar/educar após intervenção baseada em procedimentos de autoscopia conjugados à oficinas. Método : participantes : 2 educadoras e 1 coordenadora de uma creche que atende crianças de camadas populares, responsáveis por duas turmas de crianças . 33 crianças que freqüentam as duas turmas. Pais de algumas das crianças. Material : filmadora, gravador, material de papelaria. Local : dependências da creche. Procedimento: trabalhamos com entrevistas semi-estruturadas, análise do projeto pedagógico da creche, vídeo-gravações e registros cursivos.Antes do início da intervenção e depois de se obter o devido consentimento dos participantes, entrevistou-se as educadoras,coordenadora e alguns pais .Filmou-se ainda essas educadoras em situações rotineiras da creche. A seguir, durante 3 meses, realizou-se uma vez por mês, na creche, vídeo-gravações das educadoras com as crianças; análises, junto com as educadoras, de comportamentos das mesmas observados nos filmes; oficinas onde se integrava vivências/experiências desses profissionais , com informações teóricas sobre atividades com as quais trabalhavam e ou demandavam. Resultados : uma das educadoras se mostrou mais sensível que a outra aos procedimentos implementados. Observou-se algumas mudanças qualitativas frente às concepções analisadas para as professoras e coordenadora mas não para a prática de uma delas. Conclusões : o estudo fornece pistas interessantes para se pensar a formação em serviço na educação infantil e o papel do adulto no brincar da criança de 0 a 6 anos.

Apoio: FAPEMIG,p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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