Autor: HELENO, C. T.
Orientador: KAEPPLER, K. C.
Outros autores: LOURENÇO, C A P; BONVICINI, C R;; HAASE, V. G.;
Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA
Palavras-Chave: TREINAMENTO DE PAIS - DISCIPLINA NÃO-COERCIVA - PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA
Nas sociedades contemporâneas, comportamentos agressivos ligados à criminalidade e à violência doméstica nas ruas constituem um dos principais tópicos de preocupação, a gravidade do problema sugere a necessidade de uma intervenção preventiva. Baseado nisto, ao longo do ano de 2001, adaptamos um programa de treinamento de pais, com 8 passos, que tem por objetivo desenvolver práticas disciplinares não-coercivas, e ainda, transmitir e treinar habilidades cognitivas e sociais relacionadas ao aumento da auto-estima, à capacidade de reflexão e de resolução pacífica de problemas de relacionamento interpessoal. Ao todo participaram 58 pais de duas comunidades carentes de Belo Horizonte. Os participantes foram submetidos a uma avaliação de pré (t1), parcial (t2) e pós-teste (t3), com os seguintes instrumentos: a)Inventário de Comportamentos Inoportunos (F4); b)Questionário sobre Situações Domésticas (F6); c)FIT - "Teste de Identificação Familiar"; d)FAST - "Teste do Sistema Familiar". Resultados com F4, analisando t1, t2 e t3, demonstraram uma diferença significativa entre os tempos (p<.01) e ainda, uma diferença significativa entre t1 e t3 (T=3,243; p<.05). Não foram encontradas diferenças significativas com F6. Resultados do FIT indicaram que as mães percebiam, ao final do treinamento, um aumento da adoção do pai como modelo pelos seus filhos (T=-3,382, p<0,05). Resultados do FAST mostraram que as mães perceberam um aumento da coesão da família no dia a dia (Z=-2,023, p<0,05). Os resultados são iniciais, mas nos permitem dizer que o Programa foi eficiente, no que diz respeito à comportamentos inoportunos, e a um manejo mais adequado dos comportamentos indesejáveis de seus filhos e propiciou uma diferenciação nas estruturas e identificações familiares.
Apoio: FAPEMIGp>
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